Pandemia deve estimular ainda mais consumo por e-commerce. Confira dicas para um bom panejamento. Artesãos se preparam para as vendas de Natal
O empresário que também é artesão precisa de muito tempo para se preparar para as vendas de Natal. A dica de ouro é não deixar esses preparativos para última hora.
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As irmãs e artesãs Marcia Nitta e Áurea Nitta fazem trabalho com fibras naturais, como a juta e o sisal. Elas se especializaram em fornecer material e vender acessórios decorativos. Agora, se prepararam para deixar o Natal dos clientes mais elegante.
“Pro final do ano, nosso carro-chefe são os arranjos de mesa, guirlandas e principalmente os laços pra árvore de Natal”, conta Marcia.
A corrida contra o tempo já começou, porque até novembro tudo tem que estar pronto.
O que funcionou muito bem para o período de isolamento social e que deve se manter em alta pro final do ano é a tendência do ‘faça você mesmo’. O cliente compra um kit para montar as peças em casa. Para fazer, é só dar um play no vídeo com a aula mandada pelas empresárias.
O material produzido vai para o canal de venda online. “Tem muitas artesãs que não sabem vender. Então, entrando no marketplace facilita muito sua venda pro consumidor”, afirma Áurea.
Carlos Curioni é presidente do marketplace onde as irmãs vendem seus produtos. A plataforma reúne mais de 130 mil empreendedores criativos de todo o país. Para ele, por esse ser um fim de ano atípico, o empreendedor deve buscar, ainda mais, diferenciais.
“Uma coisa muito importante vai ser criar produtos originais, criativos que, na medida correta, tente fazer com que a situação seja um pouco mais leve”, afirma Carlos.
Para não estragar a festa de ninguém, tem que planejar as compras de matéria-prima. “Uma das grandes dificuldades que a gente teve nos últimos meses foi matéria-prima. Muitas fábricas ficaram fechadas, diminuíram seu volume de produção”, conta o empresário.
Também é preciso preparar a entrega. O cliente deve receber o produto em tempo de se organizar.
Para conquistar o consumidor, é importante responder às dúvidas dele em até 10 minutos. Isso converte a compra 30% mais rápido do que outros vendedores. “O que o consumidor quer é ter uma interação rápida”, alerta Carlos.
Para não deixar esse cliente esperando, as empresárias se dividiram: Marcia cuida da produção e Áurea do comercial. E a corrida contra o tempo para um bom faturamento já começou.
“Acho que este ano vai ser diferente e as pessoas vão estar um pouco mais planejadas. Elas vão fazer compra online para evitar o tumulto de final de ano, de shoppings. E elas sabem que o canal online tem toda a parte de entrega, então vão começar a buscar isso com antecedência. Os vendedores têm que estar com mais antecedência ainda. A hora é agora”, orienta Carlos.
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