Vencedores foram anunciados na segunda-feira (21). A TV Globo concorria em duas categorias. Confira os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2020
Foram anunciados na noite de segunda-feira (21) os vencedores do Emmy Internacional de Jornalismo 2020, considerado o Oscar da TV, em uma inédita cerimônia virtual.
Na categoria "Notícias", a Globo recebeu indicação pela reportagem do RJ2 sobre funcionários fantasmas da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), exibida em dezembro de 2019. Foram três meses de investigação de funcionários com altos salários na Alerj que não aparecem para trabalhar. Alguns deles foram flagrados em casa no horário de trabalho, e um deles mora nos Estados Unidos. (veja vídeo ao final da reportagem)
O vencedor foi o Channel 4, do Reino Unido, com reportagem sobre os protestos em Hong Kong.
Na categoria "Atualidades", a GloboNews disputou com o documentário "Aliados", sobre a batalha contra o Estado Islâmico na Síria, foi indicado para o prêmio de "Atualidades". O jornalista Gabriel Chaim se juntou às Forças Democráticas Sírias, lideradas pelos combatentes curdos, nos últimos cinco meses de batalha contra o Estado Islâmico. O documentário também mostra as mulheres e crianças que escaparam do pesado bombardeio que atingiu reduto do Estado Islâmico de Baghouz. (veja o documentário ao final da reportagem)
Quem ganhou foi a britânica ITV, com o documentário que mostrou como um grupo de muçulmanos que vive no noroeste da China é altamente vigiado pelo governo.
A lista de indicados pela Academia Internacional de Televisão, Artes e Ciências incluiu 8 trabalhos de 6 países: Brasil, Nigéria, Catar, Rússia, Suécia e Reino Unido.
Participação da Globo
Este é foi sexto ano consecutivo que a Globo recebeu indicação tanto para a categoria "Notícias" quanto para "Atualidades", e o 15º ano com ao menos uma indicação. Ao todo, foram 24 indicações nos últimos 19 anos.
Em 2011, o Jornal Nacional ganhou a estatueta, pela cobertura da retomada do conjunto de favelas do Alemão pelas forças de segurança do Rio de Janeiro. Ao todo, a Globo tem 17 prêmios Emmy.
Indicados
Categoria 'Notícias' ('News')
"Hong Kong – Um ano vivendo perigosamente" – Channel 4 News/ ITN, Reino Unido
"Funcionários fantasmas" – RJ2/ TV Globo, Brasil
"Acidente de jato russo em Moscou – cronograma e sobreviventes" – RT Internacional/ Rússia
"A batalha por Burkina Faso" – Al Jazeera English, Catar
Categoria 'Atualidades' ('Current Affairs')
"BBC Olhar África: Sexo por Notas" – BBC Africa Eye, Nigéria
GloboNews Documentário: "Aiados" – GloboNews/TV Globo, Brasil
"Swedbank och Penningtvätten – Dirty Namking" (a história do Swedbank e o maior escândalo de lavagem de dinheiro do mundo) – Mission Investigate/ Sveriges Television (SVT), Suécia
"Disfarçado: Por dentro do Gulag Digital da China" – Hardcash Productions / ITV, Reino Unido
Assista reportagem e documentário:
A reportagem do RJ2 indicada ao prêmio foi ao ar em dezembro de 2019 e mostra servidores da Alerj que ganham mais de R$ 18 mil e não aparecem para trabalhar. Assista:
Servidores ganham mais de R$ 18 mil e não aparecem para trabalhar na Alerj
O documentário "Aliados" foi ao ar na GloboNews também no fim de 2019 e mostrou o correspondente de guerra brasileiro Gabriel Chaim acompanhando os últimos meses da participação das Forças Democráticas Sírias na operação internacional que culminou na reconquista de Baghouz. Assista:
Aliados
Assista as últimas notícias de economia