Prática ajuda agricultores a usar menos produtos químicos e pesticidas, ao mesmo tempo que reduz gasto com alimentação das aves. Dez mil patos são usados para "limpar" pragas das plantações de arroz na Tailândia
Após a colheita da safra de arroz na Tailândia central, há uma prática tradicional que pode parecer curiosa para quem nunca a viu: os agricultores soltam milhares de patos nos campos inundados para devorar pragas escondidas pelo chão, como caramujos.
No vídeo acima, cerca de 10 mil patos são soltos de um curral e instintivamente correm em direção à área de plantio. Os tailandeses chamam isso de "ped lai thoong", que significa "patos caçadores de campo".
Os patos são da raça Khaki Campbell, de origem britânica. Depois de perambularem livremente por cerca de cinco meses, eles são devolvidos ao confinamento em suas fazendas de origem para produzir ovos por até três anos.
“O benefício é que reduzimos os custos de alimentação dos patos”, disse Apiwat Chalermklin, um dos criadores desses animais. “E, em troca, para o agricultor de arroz, os patos ajudam a comer as pragas da fazenda e podem reduzir o uso de produtos químicos e pesticidas”.
Apiwat tem quatro bandos de patos que se movem em diferentes campos de arroz na província de Nakhon Pathom, onde os agricultores normalmente cultivam três safras de arroz por ano.
"Eles ajudam a comer caramujos e restos de cascas de arroz indesejadas que caíram no campo na última colheita. Os patos também pisam na palha do arroz para aplainar o solo e torná-lo mais fácil de arar", disse o agricultor Prang Sipipat.