O setor de tecnologia do Stoxx Europe 600 liderou os ganhos, fechando em alta de 2,21%; setor bancário subiu 1,5%. As bolsas da Europa mais uma vez acompanham o comportamento de Wall Street, com o setor de tecnologia europeu acompanhando a melhora do humor em relação ao seu equivalente americano. Assim, o índice pan-europeu Stoxx Europe 600 fechou em alta de 1,62% nesta quarta-feira (9), a 369,65 pontos, acentuando os ganhos após a abertura em Nova York e mais do que dobrando os ganhos vistos mais cedo.
Já o FTSE 100, índice de referência da bolsa de Londres, subiu 1,39%, a 6.012,84 pontos, enquanto o DAX, de Frankfurt, avançou 2,07%, a 13.237,21 pontos, e o CAC 40, de Paris, ganhou 1,40%, a 5.042,98 pontos. Em Milão, o FTSE MIB subiu 2,02%, a 19.771,32 pontos, e o Ibex 35, de Madri, avançou 0,95%, a 7.020,90 pontos.
Bolsas da China têm maior queda em 6 semanas
O setor de tecnologia do Stoxx Europe 600 liderou os ganhos, fechando em alta de 2,21%. Mas o dia foi de ganhos generalizados, com o setor bancário — de maior peso no índice pan-europeu — subindo 1,5%, enquanto o setor químico avançou 1,9% e o de construção subiu 1,37%.
Mesmo a notícia da suspensão temporária nos testes da vacina contra a covid-19 em desenvolvimento pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford, devido a uma suspeita de reação adversa séria em um participante dos testes conduzidos no Reino Unido, não foi suficiente para reverter os avanços de hoje.
AstraZeneca e Universidade de Oxford anunciam suspensão temporária dos testes de vacina
"De uma perspectiva de mercado, isso prejudica o tempo associado a um dos produtos mais promissores que avançam em direção à linha de chegada", escreveu, em nota a clientes, o analista de mercado sênior da IG, Joshua Mahony. "Embora se espere que o paciente se recupere, há questões significativas sobre se isso significa que a vacina pode ter efeitos colaterais inesperados significativos que reduziriam a probabilidade de adoção no futuro", acrescentou.
Apesar da interrupção, que deve atrasar um pouco mais a evolução de uma das candidatas mais promissoras à vacina, tanto a empresa como analistas apontam que a suspensão faz parte do processo de desenvolvimento.
FMI diz que crise do coronavírus está 'longe de acabar' e que mais ajuda é necessária
Os índices europeus também contam com a colaboração da alta de empresas petrolíferas como a holandesa Royal Dutch Shell, que fechou em alta de 1,71%, e a britânica BP, que subiu 1,45%. Ontem essas empresas tiveram perdas diante da queda acentuada dos preços do petróleo.
Nesta quarta, porém, os preços do petróleo se recuperam parcialmente do tombo da véspera. Os contratos futuros para novembro do Brent, a referência global, subiam, no início da tarde de hoje, 2,46%, a US$ 40,76 o barril, enquanto os contratos para outubro do WTI, a referência americana, avançavam 3,24%, a US$ 37,96 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex). Ontem, o Brent fechou em queda de 5,30% e o WTI caiu 7,56%.