Celulares são anunciados como resistentes à água, mas clientes alegam que companhia negou consertar aparelhos mesmo no período da garantia Modelos como o iPhone 11 e 11 Pro são anunciados com resistência à água. Fabio Tito/G1 O Procon-SP notificou a Apple na última quinta-feira (8) solicitando esclarecimentos sobre a negativa de assistência técnica de iPhones que foram danificados por água, mesmo na garantia. Modelos mais recentes do celular são divulgados como resistentes à água e poeira. A empresa tem 7 dias para apresentar uma análise técnica que justifique a exclusão da garantia, de acordo com o órgão paulista. Foram 21 clientes que registraram queixas no Procon-SP por terem levado iPhones de diferentes versões que tiveram o reparo negado. Desde o iPhone 7, lançado em 2016, a Apple afirma que seus celulares possuem proteção a respingos d'água. Em uma página de suporte, a empresa detalha as certificações de resistência, que variam de modelo para modelo. Em alguns iPhones, a resistência é para profundidade máxima de 1 metro por até 30 minutos. Nos aparelhos mais recentes, a profundidade máxima é de 4 metros por até 30 minutos. Os iPhones 11 e o iPhone XR ainda "são resistentes a respingos acidentais de líquidos do cotidiano, como refrigerante, cerveja, café, chá e suco". A empresa orienta que as pessoas não nadem ou tomem banho com o celular ou coloquem o aparelho na água intencionalmente. O Procon-SP afirmou que pediu para que a empresa apresentasse "dados técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iPhone" e que comprove que a entrada do líquido aconteceu na utilização do celular "fora das condições indicadas". A Apple disse que não irá comentar o caso. Veja os últimos vídeos sobre tecnologia