Semana do Brasil, Dia das Crianças, Black Friday, Cyber Monday e Natal são ótimas oportunidades para o setor. Consultor dá dicas para atrair clientes e alavancar as vendas. Comerciantes se preparam para datas festivas do segundo semestre
O segundo semestre de 2020 traz uma série de datas festivas e promocionais e, até o final do ano, o pequeno empresário ainda tem cinco oportunidades para alavancar as vendas. Em setembro acontece a Semana do Brasil, espécie de Black Friday lançada em 2019 para comemorar o 7 de setembro. Em outubro tem o Dia das Crianças, em novembro, a Black Friday e o Cyber Monday e, em dezembro, o Natal.
Para o consultor de negócios Haroldo Matsumoto, organização e planejamento são essenciais para aproveitar melhor essas datas. “Independente da data tem que se organizar antes”, reforça.
Em São Paulo, uma loja de brinquedos que tem 90% da operação online começou a se preparar para algumas dessas datas com três meses de antecedência. “As datas mais importantes pra gente são Dia das Crianças, Black Friday e já junta com Natal. Com essas três datas faturamos 70% do volume do ano inteiro”, afirma a gerente de marketing, Viviane Tamborim.
Na loja física, os dois estoques são pequenos, mas bem organizados e integrados ao estoque do e-commerce, que fica em um galpão. A gestão eficiente de todos esses itens é o que garante o sucesso da operação.
“É bom ter um levantamento de estoque e fazer liquidação que vende até por preço de custo para poder renovar o estoque, gerar caixa e começar 2021 reformado”, orienta o consultor.
Quanto mais presença em plataformas e redes sociais, mais chances de fazer bons negócios. “Oferecemos para 16 plataformas e, durante o período de pandemia, tivemos a surpresa de crescer três vezes o volume de faturamento e o número de pedidos”, conta Viviane.
Investir em logística para o consumidor não receber o produto depois da festa também é importante. “Como são datas comemorativas, tem data que a pessoa quer presentear e não adianta chegar no dia e entregar três dias depois. Aí suja a marca e o cliente não vai indicar”, alerta Haroldo.
Haroldo Matsumoto – Consultor de Negócios
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