Banco elevou de 20% para 22% o nível de comprometimento da renda. Porcentual pode chegar a 25% no futuro, segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. A Caixa Econômica Federal aumentou de 20% para 22% o nível de comprometimento de renda dos mutuários que financiam imóveis em linhas atreladas ao IPCA. O banco avalia aumentar esse percentual ainda mais.
"Podemos elevar esse nível de comprometimento para 25%", disse nesta quinta-feira (20) o presidente-executivo do banco estatal, Pedro Guimarães, durante evento da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) pela internet.
Juros baixos estimulam brasileiros a procurar crédito imobiliário
A Caixa lançou há um ano a linha de crédito imobiliária corrigida pelo IPCA, mas com um teto menor do que as das linhas prefixadas, que permitem comprometer até 30% da renda.
Guimarães sinalizou na apresentação que a Caixa já liberou em 2020 até agora cerca de R$ 20 bilhões em crédito imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), mais do que emprestou em todo o ano passado.