Tradicional feira de antiguidades e gastronomia atraía uma multidão todos os sábados. Expositores e negócios locais buscam alternativas durante a pandemia. Comerciantes da Praça Benedito Calixto, ponto turístico de SP, lutam pra sobreviver
Com a solidariedade dos clientes e o suporte de canais digitais, a Praça Benedito Calixto, um tradicional ponto turístico de São Paulo, vem resistindo à crise provocada pela pandemia.
É a primeira vez em 32 anos que a Praça Benedito Calixto fica vazia. Antes da pandemia, no local acontecia, ao sábados, uma feira de antiguidades, gastronomia e música, com mais de 300 expositores. Um negócio que movimentava uma cadeia de duas mil pessoas que trabalham em lojas e restaurantes no entorno da praça.
Sem o público da feira, empresários e artistas tiveram que se virar para manter os negócios.
O restaurante por quilo do Vanilson Jorge atendia 400 pessoas aos sábados. Com a pandemia, teve que se adaptar ao delivery e agora serve prato executivo no salão já reaberto. O faturamento caiu 80%. Hoje trabalhamos para pagar o básico: água, luz e funcionários. A economia já acabou”, conta.
Movimento era tanto que no salão de cima do restaurante acontecia o happy hour. Tinha palco nos dias de feira da Benedito onde artistas se apresentavam. Hoje, virou deposito de mesas e cadeiras até que a situação volte ao normal.
Mauricio Tedesco é artista plástico e expõe na feira há dez anos. “Expondo aos sábados e em outra feira aos domingos, basicamente diria que 40% do faturamento viria da feira”, diz.
Ele e outros artistas estão divulgando o trabalho pela internet: “Criamos um canal no Youtube e no Instagram e tentamos divulgar o trabalho dos expositores pra manter as pessoas ativas”.
Guilherme Lorandi é dono de uma loja de gibis na Praça Benedito Calixto e para enfrentar os meses de fechamento, criou um e-commerce. “A pandemia trouxe o comércio online que a gente não tinha. Com portas fechadas, tínhamos que fazer uma maneira de sair daqui”, afirma.
A feira atraía muitos curiosos para a loja do Guilherme e isso alavancava os negócios. Agora, sem esse fluxo de pessoas, o jeito foi caprichar no cenário pra conquistar mais clientes nas redes sociais.
“Recuperar faturamento não consegui, mas conseguimos pagar o aluguel, funcionários, editora. Lucro não importa, é se manter. O importante é não deixar peteca cair. De jeito maneira.”, diz Guilherme.
Feira de Arte, Cultura e Lazer da Praça Benedito Calixto
Funcionamento: Aos Sábados das 9:00 as 18h
Telefone para informação: (11) 3081.1803
Instagram: www.instagram.com/feirabeneditocalixto.oficial/
Youtube: www.youtube.com/channel
Mauricio Tedesco
Email: tedescoquadros@hotmail.com
Telefones: (11)986557741 / (11) 28398449
Instagram/facebook: @tedescoquadros
Bemdito grills
Praça Benedito Calixto, 179 – Pinheiros
Telefone/WhatsApp: (11) 30643614
https://bem-dito-restaurante.negocio.site/
Facebook: @bemdito grills
Instagram: @bemdito grills
Loja Monstra
Praça Benedito Calixto, 158 – Pinheiros
São Paulo/SP – CEP: 05406-040
Telefone: (11) 3167-4838
Whatsapp: (11) 97287-4568
E-mail: cuidadocom@lojamonstra.com.br
Facebook: www.facebook.com/lojamonstrahq
Instagram: www.instagram.com/lojamonstra
Twitter: www.twitter.com/lojamonstra
www.lojamonstra.com.br