Time de mais de 200 cientistas de dados uniu a experiência de meio século de desenvolvimento de soluções de crédito no Brasil e o aprendizado no exterior para explorar todo o potencial da base de dados, auxiliando na redução do risco de inadimplência e no aumento de oportunidades de vendas neste momento econômico desafiador. As empresas brasileiras ganharam uma proteção eficiente para minimizar os riscos num cenário econômico conturbado pela pandemia da Covid-19 e para continuar concedendo crédito e realizando novos negócios com rentabilidade e segurança. As soluções da Serasa Experian, potencializadas pelos dados do Cadastro Positivo, conciliam dois benefícios para as empresas de todos os segmentos e portes: mais segurança para a tomada de decisões, reduzindo a inadimplência, e aproximação com seus clientes à medida em que se tornam parceiras no momento em que eles mais precisam. Mas de que maneira o Cadastro Positivo oferece essas vantagens? O Cadastro Positivo disponibiliza informações relacionadas ao adimplemento, ou seja, compromissos quitados no prazo, pagamentos realizados, obrigações em andamento e a capacidade de assumir novas obrigações financeiras de consumidores e empresas. Isso significa mais transparência e precisão para ambos os lados – tanto para quem solicita quanto para quem concede crédito – à medida em que permite uma visão muito mais completa dos hábitos de pagamento de uma pessoa ou empresa. Com esse arsenal de informações, somado à expertise analítica e tecnológica da Serasa Experian e ao poder das informações de inadimplência já contidas em seu banco de dados – o maior da América Latina –, cria-se uma nova dimensão de informações para a avaliação de crédito mais eficiente. Isso contribui para identificar comportamentos de pagamentos de consumidores e empresas, além de incluir mais pessoas no mercado de crédito, já que agora ficou mais fácil identificar os bons hábitos de pagamento. A partir desses dados, a Serasa Experian aplica técnicas de analytics para gerar uma série de outras informações que enriquecem as políticas de crédito, como novos modelos que apresentam as tendências ou perfis de consumo. Resultado: os dados positivos permitem a melhoria contínua dos modelos de score e a performance preditiva dessas ferramentas se tornou muito superior. Mas como o Cadastro Positivo pode ajudar nesse momento desafiador? Se são relevantes num cenário de normalidade, os dados do Cadastro Positivo ganham ainda mais destaque num contexto econômico desfavorável. Percebendo a importância desse banco de dados e consciente da necessidade de estar ao lado das empresas e dos consumidores, a Serasa Experian criou inovações que dão conta da complexidade do atual momento. Essa tarefa só se tornou bem-sucedida em tempo recorde por uma conjunção de dois fatores: 1. experiência de mais de meio século como referência em serviços de informação no Brasil; 2. expertise global no uso de dados positivos. A Serasa Experian faz parte do grupo Experian e trouxe para o Brasil a maturidade e aplicabilidade do uso dos dados positivos em países como Estados Unidos e Inglaterra. Aproveitando-se dessa expertise, os mais de 200 cientistas de dados da Serasa Experian começaram a trabalhar para responder à pergunta: como os dados do Cadastro Positivo podem ajudar as empresas nesse momento? A resposta foi: disponibilizando, a partir dos dados, alternativas inteligentes para as empresas minimizarem os impactos causados pela pandemia. A partir daí, em cinco meses a Serasa Experian planejou e lançou soluções que atacam as principais dores das empresas em toda a jornada de decisão. Novas oportunidades Você sabe que, no processo de aquisição de um cliente, os credores deparam com uma série de inquietações: ● É possível detectar o impacto da pandemia na situação financeira dele? ● Há como identificar se ele manterá a capacidade de pagamento nos próximos meses? Com o Serasa Score, enriquecido com o Cadastro Positivo, é possível estimar com confiabilidade a possibilidade de inadimplência de um consumidor ou empresa num horizonte de seis a 12 meses. Mas, para ter uma decisão ainda mais inteligente, o analista de crédito pode aliar o uso do score com outros atributos. Assim, ele consegue identificar com ainda mais precisão a situação atual de um cliente. Tem condições de avaliar como a crise afetou a renda de um consumidor ou o faturamento de uma empresa e pode até analisar a capacidade de pagamento do seu cliente diante do atual cenário. Dessa forma, o credor consegue oferecer o produto certo para seu novo cliente, contribuindo para evitar o superendividamento. Ele pode ainda identificar aqueles consumidores e empresas que foram negativados durante a crise, mas tinham um histórico anterior de bom pagador, avaliando a possibilidade de oferecer um financiamento ou uma venda a prazo a esse grupo, estreitando a relação de parceria num momento de dificuldade. Com uma avaliação baseada nas soluções da Serasa Experian, a empresa não só diminui o risco de inadimplência, mas abre oportunidade de novos negócios. Caso o Cadastro Positivo ajude a detectar um consumidor ou empresa que conseguiu driblar as dificuldades, há a chance de oferecer novos produtos ou serviços – ou uma condição de crédito diferenciada para ampliar uma compra. Ficou interessado em aumentar a imunidade de sua empresa em meio à crise? Então, conheça mais as soluções da Serasa Experian.