Produto apontado como possível responsável pela explosão no Líbano é usado há décadas por agricultores brasileiros como fertilizante. País já teve acidentes com o produto em Cubatão (SP) e São Francisco do Sul (SC). Nitrato de amônio: produto é matéria-prima de fertilizantes e tem potencial explosivo Abisolo/Divulgação O nitrato de amônio, produto apontado como possível responsável pela explosão ocorrida em um terminal portuário do Líbano, é matéria-prima de um fertilizante comum na agricultura brasileira, utilizado há pelo menos 50 anos, especialmente na produção da cana-de-açúcar, frutas e hortaliças. Apesar disso, ele está longe de ser o adubo mais usado pelo produtor rural. Explosão no Líbano pode ter relação com fertilizante que já causou estragos nos EUA, na China e na França No Brasil, o Exército fiscaliza a produção e a importação de nitrato de amônio O Brasil é um dos líderes na produção mundial de alimentos, e a demanda dos agricultores é muito maior do que o país consegue produzir de nitrato (cerca de 500 mil toneladas por ano) e outros adubos químicos. Com isso, a maior parte dos fertilizantes precisa ser importada. Segundo levantamento feito a pedido do G1 pela consultoria especializada em agronegócio StoneX, o Brasil importou cerca de 1,2 milhão de toneladas de nitrato de amônio em 2019, cerca de 3% do que o país utiliza de fertilizantes. Nos 10 últimos anos, o volume variou acima do 1 milhão de toneladas, e o principal fornecedor tem sido a Rússia. Apesar do número parecer expressivo, o nitrato de amônio não é o tipo de fertilizante mais usado pelo agricultor brasileiro. Também de acordo com a consultoria, a liderança neste segmento é da ureia, com quase 5,6 milhões de toneladas importadas em 2019, cerca de 5 vezes mais que o nitrato. O Brasil teve em 2019 uma demanda 36,2 milhões de toneladas de fertilizantes, segundo a StoneX. Desse total, 81,5% (29,5 milhões de toneladas) veio do exterior. Veja a região portuária de Beirute, no Líbano, antes e depois da explosão de terça-feira (4) Guilherme Pinheiro/ G1 Hideraldo José Coelho, coordenador de fertilizantes do Ministério da Agricultura, diz ao G1 que, normalmente, o nitrato de amônio que é misturado na produção de fertilizantes tem uma concentração pequena, de 10% a 15%, o que diminui o risco de explosão no campo. Se a concentração de nitrato for maior que 70%, aí a responsabilidade passa a ser do Ministério da Defesa. "Tem algumas culturas que utilizam o nitrato puro, mas são aquelas de grande valor agregado, como hortaliças e frutas, mas ele é vendido em pequenas quantidades, em embalagens de cerca de 25 kg. Neste caso, todo o controle é feito pelo Ministério da Defesa", explica. Por causa de seu potencial explosivo, o controle da chegada do nitrato de amônio no Brasil é feito pelo Exército, que define as condições de transporte, manipulação e armazenamento do produto. Já ao Ministério da Agricultura cabe a fiscalização da venda de fertilizantes e da checagem de critérios de qualidade e padronização do insumo. Algumas das regras do Exército para transportar explosivos no Brasil são ter uma segurança contra roubos e furtos nos pontos de parada e de apoio, e acompanhamento de escolta armada. Além disso, o veículo precisa ser de carroceria fechada tipo baú ou em equipamento tipo container; ter comunicação eficaz com a empresa responsável pelo transporte; sistema de rastreamento em tempo real e um botão de pânico, com ligação direta com a empresa responsável pelo transporte. Rigor na fiscalização Reuters sobre explosão no Líbano: investigações iniciais apontam negligência Especialistas afirmam que o Brasil é muito rígido na fiscalização do nitrato de amônio e que aumentou ainda mais o rigor após a explosão de um terminal portuário em Tianjin (China), em 2015, e em uma fábrica em Cubatão (SP), em 2017. Em 2013, houve também uma explosão em um terminal do porto de São Francisco do Sul (SC). “O critério de quem pode manusear, quem pode importar, aqui no Brasil, é muito controlado. Existem avaliações periódicas, tem documentação… a fiscalização é rigorosa”, explica o especialista em gerenciamento de risco Gustavo Cunha Mello, em entrevista à GloboNews. Em nota à imprensa, o Exército afirmou que a fiscalização é feita por meio do Comando Logístico (COLOG) e da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), que realizam operações em conjunto com órgãos de segurança pública e outras agências, nos níveis federal, estadual e municipal. Equipes buscam por sobreviventes de explosão que deixou mais de 100 mortos no Líbano Segundo Mello, diferentemente do Brasil, o Líbano não tinha protocolos de segurança tão rígidos para armazenar uma quantidade tão grande de nitrato de amônio (cerca de 2,7 mil toneladas). “Os estoques (no Brasil) funcionam no esquema 'just in time', ou seja, entra e sai. Ele não fica, não acumula, é muito cara a armazenagem dele (nitrato de amônio). O que aconteceu no Líbano dificilmente acontecerá em um país desenvolvido ou no Brasil.” Onde o nitrato é manipulado Segundo especialistas, apenas uma fábrica no país, localizada em Cubatão (SP), compra e utiliza o nitrato de amônio na produção de fertilizantes. Essa unidade, inclusive, foi a que sofreu um grande incêndio em 2017, quando ainda era propriedade da Vale Fertilizantes. Segundo o Corpo de Bombeiros à época, houve vazamento de nitrato de amônio e ácido sulfúrico na atmosfera. O G1 procurou a Yara, atual proprietária da fábrica, que afirma que faz todos os testes necessários para garantir a segurança do produto e que tem um canal de comunicação aberto para que os agricultores possam procurar a empresa. “A Yara possui todas as licenças, de acordo com as regulamentações das autoridades nacionais, entre elas o Exército, e adota uma série de medidas adicionais que cobrem e suplantam os requerimentos legais previstos na legislação brasileira.” “Geralmente, (o nitrato de amônio) não fica mais que duas semanas no porto, vai depender das condições. A empresa de Cubatão trata o produto e comercializa algo mais acabado, fazendo o transporte dele por trem ou caminhão no país inteiro”, explica Fábio Rezende, da StoneX. Especialista sobre o nitrato de amônio: ‘No Brasil, é controlado pelo Exército' No Brasil, o insumo chega por navios, que podem levar até 30 mil toneladas, e viaja pelo país em caminhões que podem carregar até 40 toneladas do produto. Tudo isso passa por fiscalização. Segundo o Ministério da Agricultura, mais de 300 empresas fazem a mistura do nitrato para produzir fertilizantes, mas, neste caso, a concentração do produto é menor, com baixo risco de explosão. O nitrato de amônio na agricultura O nitrato de amônio é usado como fertilizante na agricultura desde meados da década de 1960, na chamada “revolução verde”, período em que a agropecuária se modernizou e aumentou sua produtividade. O nitrato tem como característica uma rápida absorção de nitrogênio por parte da planta, o que ajuda na expansão das raízes, tornando-a mais forte contra fatores climáticos, como a estiagem, por exemplo. E isso ajuda na produtividade da lavoura. Porém, o analista de mercado da StoneX Fábio Rezende explica que o aumento de custo de fertilizantes à base de nitrato de amônio, especialmente por ter um armazenamento difícil, tem feito o produtor rural evitar seu uso. “Ele oferece ganho de produtividade, mas tem também uma decisão econômica, vemos que o nitrato tem perdido espaço. Nos últimos anos, o uso dele caiu muito. Exatamente por conta de ser um produto explosivo, o custo da logística dele é muito grande”, afirma Rezende. Uma das atividades agrícolas que mais utilizam o nitrato de amônio são de hortaliças, frutas e a cana-de-açúcar, segundo especialistas. Por característica das plantas, esse insumo atua melhor no desempenho delas. Já na soja, principal produto do agronegócio brasileiro, não é comum o uso desse fertilizante. Professor sobre explosão em Beirute: ‘Parece uma grande detonação provocada por incêndio’ As empresas fornecedoras de insumos vendem o produto em embalagens não inflamáveis, justamente para evitar qualquer risco de explosão. Também cabe ao produtor rural guardar o produto em local adequado, longe de combustíveis ou de locais que possam gerar faíscas. “Corretamente armazenado, ele permanece estável por muito tempo. Em compensação, em grandes quantidades, se torna muito perigoso”, afirma Luiz Fernando Figueira Silva, coordenador do Laboratório de Combustão de Engenharia Mecânica da PUC-Rio, em entrevista à GloboNews. “O nitrato aquecido começa a se decompor, e isso gera uma transformação química extremamente rápida, como se fosse um explosivo de verdade.”