Segundo agência, alta no 1º semestre está relacionada às medidas de isolamento social que aumentaram o uso de internet residencial. Em relação ao 2º semestre de 2019 alta foi de 39,8%. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um aumento de 31,8% no número de reclamações em relação ao serviço de banda larga fixa no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Na comparação com o segundo semestre de 2019, as reclamações aumentaram 39,8%.
Segundo a agência, o aumento deve-se, principalmente, ao aumento da demanda por internet fixa em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid-19.
“Em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento considerável”, informou a agência.
O serviço foi o segundo mais reclamado, com 393.893 registros. O mais reclamado foi o de telefonia celular pós-paga, com 497.174 registros pela Anatel.
No primeiro semestre a Anatel registou 1,52 milhão de reclamações relacionadas aos serviços de telecomunicações, uma queda de 2% em relação ao primeiro semestre do ano passado e um aumento de 6,6% em relação ao segundo semestre de 2019.
Outros serviços
Além da banda larga, houve aumento nas reclamações de consumidores de telefonia celular pré-paga, com alta de 21,6% em relação ao primeiro semestre do ano passado.
Na comparação com o mesmo período, as reclamações contra o serviço de telefonia fixa caíram 26,8%, de TV por assinatura caíram 21,3% e de telefonia celular pós-paga caríam 6,7%.
Anatel diz que reclamações sobre a qualidade da internet aumentaram 120% em Campinas