Resultado negativo se deve à provisão de US$ 1,1 bilhão feita pela companhia para cobrir o possíveis prejuízos no ano fiscal. Twitter registrou aumento de usuários no segundo trimestre do ano REUTERS/Kacper Pempel A rede social Twitter registrou um prejuízo de US$ 1,23 bilhão no segundo trimestre, segundo informou a própria empresa nesta quinta-feira (23). No mesmo período de 2019, a companhia havia registrado lucro de US$ 1,12 bilhão. De acordo com o Twitter, o resultado negativo se deve à provisão de US$ 1,1 bilhão feita pela companhia para cobrir o possíveis prejuízos no ano fiscal. “No segundo trimestre de 2020, fizemos uma provisão para avaliação de ativos fiscais diferidos de US$ 1,1 bilhão e uma despesa de imposto de renda com base principalmente em prejuízos tributáveis acumulados relacionados principalmente à covid-19. Essa provisão pode ser revertida no caso e, na medida em que haja lucro tributável suficiente para obter o benefício fiscal”, explica a companhia. O número de usuários da plataforma cresceu 34% em comparação a um ano antes, para 186 milhões, mas a receita da companhia caiu 19%, para US$ 683,4 milhões. A empresa diz que perdeu 23% de receita com publicidade, principalmente devido à pandemia de covid-19. Uma melhora da receita com publicidade para as empresas já era observada, mas foi interrompida pela onda de protestos nos Estados Unidos em junho. Agora a companhia diz que já há uma recuperação gradual. A companhia citou logo no início de seu documento de divulgação das demonstrações financeiras sobre a falha de segurança na semana passada, quando as contas de pessoas como Barack Obama, Elon Musk, Bill Gates e Jeff Bezos foram invadidas por hackers. “Agimos rapidamente para resolver o que aconteceu e tomamos medidas adicionais para melhorar a resiliência contra tentativas de ataques de engenharia social, implementamos inúmeras defesas para melhorar a segurança de nossos sistemas internos e estamos trabalhando aplicando a lei", diz o presidente do Twitter, Jack Dorsey, no texto. "Entendemos nossas responsabilidades e estamos comprometidos em ganhar a confiança de todos os nossos ‘stakeholders’ em todas as nossas ações, incluindo a forma como lidamos com esse problema de segurança", completa. Twitter afirma que hackers conseguiram acesso à plataforma ao manipular funcionários