Fazer serenata do lado de fora da casa, sem contato com o público e de máscara… Essa é uma cena diferente do que o que estavam acostumados os seresteiros de São Paulo. Empresa de serenatas dá a volta por cima com apresentações online
Uma empresa de serenatas com 30 anos se preparava para enfrentar um longo e silencioso inverno com a chegada da pandemia. Mas a dona do negócio não se conformou e deu a volta por cima.
Fazer serenata do lado de fora da casa, sem contato com o público e de máscara… Essa é uma cena diferente do que o que estavam acostumados os seresteiros de São Paulo. Foi uma grande transformação, conta a empresária Maída Novaes, fundadora do grupo. “Música é um lugar de encontro. Uma serenata é transformadora, então o propósito é esse. A gente já se acostumou a colocar a máscara, a cantar na janela, a fazer online”.
O ano de 2020 seria de festa. A celebração dos 30 anos da empresa, com muitos convidados, disco novo e documentário especial. Mas de repente os planos mudaram. “Quando aconteceu a crise, primeiro eu fiquei um dia de cama e no outro dia eu falei: levante-se! Então eu me atirei e consegui um novo caminho”, fala a empresária.
Como ficar parada não era uma opção, a estratégia da empresa foi a transformação digital. Com R$ 5 mil eles equiparam um mini estúdio e passaram a oferecer serenatas online. “Melhorei a internet, comprei equipamentos, entendi que tinha que virar digital”.
Maída percebeu que nadava na direção certa no Dia das Mães. Vendeu 100 serenatas online, até para fora do país. “Fiquei impactada. Daí entendi o que estava acontecendo na vida da minha empresa. Entendi que eu abri uma janela com milhões de possibilidades. O que eu vendia era para um público bem menor. Hoje não, meu produto é o mesmo para quem mora no Canadá, Maranhão ou em São Paulo”.
As serenatas agora custam a partir de R$ 150. São várias opções e formatos que o cliente escolhe na loja virtual, criada também durante a pandemia. “Meus preços caíram pela metade, mas eu vi uma oportunidade de aumentar muito. Outra coisa, eu vendo um produto que é o afeto para o mundo inteiro”.
A transformação digital fez a empresa recuperar o faturamento pré-pandemia. E os novos formatos garantem 80% disso. O restante continua sendo presencial, mas com todas as recomendações de segurança. “O verbo para essa pandemia é aprender – aprender, escutar as pessoas. Eu descobri uma nova empresa no meio da pandemia. Estou dentro do meu propósito, gosto do que eu faço, sou feliz. São 30 anos. Tem muito amor e afeto envolvido”.
TROVADORES URBANOS
Rua Aimberê, 651 – Perdizes– SP
Telefone: (11) 96177-6802
E-mail: contato@trovadores.com.br
Site: www.trovadoresurbanos.com.br
Facebook: trovadores urbanos
Instagram: @trovadoresurbanos