Shein: site vendia um colar com o pingente de uma suástica (Shein/Reprodução)
A loja de roupas online Shein, conhecida por roupas baratas vindas da China, colocou à venda um colar de pingente de suástica dourada na tarde desta quinta-feira, 9. O produto, chamado Metal Swastika Pendant Necklace — na tradução “colar com pingente de suástica” —, apareceu entre as ofertas de joias do site. O acessório com simbolismo nazista estava sendo vendido por 2,50 dólares. No momento que a reportagem foi publicada, uma mensagem de erro aparecia na página onde o produto havia sido anunciado, exibindo a palavra “esgotado.”
Captura de tela do colar à venda no site da varejista de roupas on-line SheinCaptura de tela do colar à venda no site da varejista de roupas on-line Shein (Shein/Reprodução)
A marca também esteve envolvida em uma polêmica na semana anterior, após vender tapetes de oração muçulmanos como tapetes decorativos. Após publicar na rede social oficial da loja, a Shein disse que formou um comitê de revisão de produtos, composto de funcionários de diferentes culturas e religiões para evitar incidentes.
As redes sociais da marca receberam inúmeras mensagens de seus seguidores, que reprovaram — pela segunda vez no mês — a atitude da empresa, considerada pelos usuários como “nojento” e “ofensivo.”
Em nota ao site Business Insider, o representante da varejista disse em comunicado que “o colar é uma suástica budista que simboliza espiritualidade e boa sorte por mais de mil anos.” O representante acrescentou que, devido à direção do símbolo, não era a suástica nazista. “No entanto, porque entendemos que os dois símbolos podem ser confundidos e um é altamente ofensivo, removemos o produto de nosso site.” Adolf Hitler usou o símbolo como o principal emblema do partido nazista, mudando o significado para muito além da Segunda Guerra Mundial.
Após memes do TikTok envolvendo o holocausto, muitas varejistas online — como a Amazon — vêm recebendo críticas sobre produtos que envolvem símbolos e mercadorias com o tema em suas plataformas. Porém, muitas vezes, os produtos são vendidos por varejistas terceirizados e a plataforma acaba tendo o papel de mediação, assim como em muitos marketplaces. Já os produtos anunciados no site da Shein passam por uma curadoria e são vendidos pela própria empresa.