Lista de apoiadores do movimento 'Stop hate for profit' tem mais de 100 empresas. Campanha pede que não sejam feitas publicidades na rede social em julho. Zuckerberg apresentando o novo visual do Facebook, em 2019 Reprodução/Facebook Ben & Jerry's, Best Buy, Colgate, Hershey e Puma engrossaram a lista de marcas citadas como apoiadoras do movimento que pede boicote ao Facebook, iniciado nos últimos dias nos Estados Unidos. A campanha propõe que as empresas deixem de anunciar na rede social em julho, para pressionar a companhia – que também é dona do Instagram – a tomar medidas mais rígidas contra postagens que contenham discursos de ódio. O movimento "Stop hate for profit" ("Dê um Basta no Ódio por Lucro", em tradução livre) contava, até a última segunda (29) com quase 100empresas e marcas na lista de apoiadoras, entre elas, Unilever e Coca-Cola. Nesta terça (30), já eram 129, a maioria norte-americanas. O grupo pretende conquistar apoio global. Por que gigantes suspenderam publicidade nas redes sociais Algumas empresas disseram que vão estender a pausa para além de julho, caso da Clorox, que vai deixará de anunciar no Facebook até dezembro, e outras, como a Coca-Cola, estenderam a medida às demais redes, como Twitter e YouTube. Certas empresas tomaram atitudes semelhantes, mas não declararam apoio ao movimento, como é o caso da rede de cafeterias Starbucks e da Microsoft. Veja empresas que aderiram à campanha ou, de forma independente, anunciaram pausa em anúncios pagos em redes sociais: AdComplyRx Adidas Adventure Journal Affirm Arcanist Press Arc'teryx Arka Pana Consulting Artbees Software Ashby & Graff Aspen Snowmass Atlas Pet Company Atomic Empire BabyEcoTrends.com Beam Suntory Ben & Jerry's Best Buy Birchbox Blurry Bits Photography Burton Bwritr Change Agency Marketing Charm Sand Chaval Chobani CityAdvisor Clarus HR Clif Bar & Company Climate Ride Clorox Company Coca-Cola Colgate-Palmolive Coolidge Corner Theatre cove.tool Crow Flies Press Dashlane daviesnow Denny's Dermatonics DETH KULT Diageo Dockers ecoRI News Eddie Bauer Edinburgh Events EILEEN FISHER Equal Entrance Expeditions Ford Fortress of Inca FSAstore.com Gerardo GIN – Greater Inflight Network Haven Life HigherRing Highway Robery Honda Houdini Sportswear HP iHerb Ipsun Solar JanSport Kid MadeModern KIND Kush Queen LendingClub Levi's Lifestraw Limeade Limestone Post Local Postal Lockdowneconomy – UK Lotus Q Inc lululemon Madewell Magnolia Pictures MassMutual Matouk Matte PR MEC Menlo Jazzercise Microsoft Mindful QA Modern Farmer Mozilla Nonbeenary Designs OpenWorksBmore Patagonia Patagonia Provisions Patreon PearBudget Peter Togel Pilates Blue PLAZM Puma Read Between the Wines Podcast BBC Reebok REI ReVision Energy SAP SharperTrades Social Work Test Prep Somoto Canyon Tours Sortyourfuture Source Spark Toro SparkChargeSpiders and Milk Starbucks SVB TalkSpace The Carbon Literacy Project The Hershey Company The Jewish Board The North Face The Tea Book Thriving Design TrashPandasTVOfficial Unilever UNLIT® The Hangover Recovery Drink Upwork Vans Verizon Viber Voicebrook Wendy's Walkers Western Environmental Law Center wettribe wherewemet Williams-Sonoma, Inc. Willow Lane Collective Woven Trends Yes Plz Coffee ZoeFinancial O que diz o Facebook Na sexta-feira (26), o Facebook anunciou que começaria a rotular publicações com potencial de causar dano ou desinformação. O fundador da empresa, Mark Zuckerberg, também disse que vai proibir anúncios que digam que "pessoas de raças, etnias, nacionalidades, religiões, castas, orientações sexuais, identidades sexuais ou status de imigração específicos" são uma ameaça aos demais. Na última segunda (29), o Facebook anunciou ainda que se submeterá a uma auditoria que vai avaliar a atual política de anúncios, conteúdo pago e controles de segurança de marca. Com uma perda de US$ 56 bilhões (R$ 306,8 bilhões) do valor de mercado do Facebook na última sexta, quando as ações caíram 8% na bolsa de Nova York, Zuckerberg viu sua fortuna diminuir em US$ 7,2 bilhões (R$ 39,4 bilhões), segundo a agência Bloomberg.