Quatro regiões do Rio Grande do Sul estão com risco alto de contaminação por Covid-19. Empresários gaúchos estão em alerta com novas restrições para o comércio
Enquanto São Paulo flexibiliza a abertura do comércio, empresários gaúchos estão em alerta. O Rio Grande do Sul voltou a restringir o acesso em lojas e restaurantes depois de um período de funcionamento.
O estado adotou um modelo de distanciamento controlado, onde cada região é marcada com uma cor. Esta semana, quatro delas passaram para a cor vermelha, risco alto de contaminação, porque aumentou o número de casos da Covid-19. O comércio que já tinha reaberto voltou então a restringir o acesso do público.
Wiilson Pereira tem uma unidade de franquia especializada em calzone, em Novo Hamburgo. A cidade fica numa região que continua com bandeira laranja, nível médio de contaminação. O comércio pode abrir ao público com restrições.
“A bandeira laranja é alerta. É importante deixar claro que não é algo para se desesperar, mas se preocupar. De um ponto pra outro, laranja pra vermelho, é rápido pra acontecer. Depende da conscientização das pessoas de se cuidar e de sua família e sair pra rua se for de extrema necessidade mesmo e não sair família toda pra passear”, alerta o empresário.
Quando começou a quarentena, em março, a empresa tinha apenas quatro meses de funcionamento. Wilson logo adotou o delivery e renegociou custos. Com a reabertura depois da Páscoa, ele adotou medidas rígidas de higiene e segurança para receber o público. Agora, o faturamento não passa de 60% do que era antes.
“Como empresários, sabemos que vamos sofrer bastante com isso. Vários amigos vejo que acabaram quebrando. É uma situação nova pra todos. Essa crise se instalou. Ninguém sabe como vai evoluir nos próximos dias. Teremos dois meses de extremo frio. Não sabemos como isso irá funcionar”, diz Wilson.
CALZOON SUCOS E CALZONES
Rua Júlio de Castilhos, 109 – Sala 4 – Centro
Novo Hamburgo / RS, 93510-130
Telefone: (51) 99459-2566
www.calzoon.com.br