Setor de finanças é o único que prevê novas contratações nos próximos três meses, mas serviços é o mais otimista com uma recuperação rápida, diz pesquisa. Com o impacto da pandemia na economia do país, a projeção de contratação pelas empresas brasileiras caiu 29 pontos percentuais se comparada ao segundo trimestre deste ano. É o pior resultado desde 2009, quando a pesquisa começou a ser feita no Brasil.
De acordo com uma pesquisa global feita pelo ManpowerGroup, apesar do cenário de incertezas, 61% dos empregadores não preveem reduzir o seu quadro de funcionários e 7% dos entrevistados pretendem contratar nos próximos três meses, enquanto outros 21% afirmam que irão reduzir o quadro de funcionários e 11% não responderam.
Uma possível melhora nas perspectivas para o mercado de trabalho dependerá de como economia irá reagir com a retomada das atividades e de quando as pessoas voltarão a consumir.
A Pesquisa de Expectativa de Emprego do ManpowerGroup para o terceiro trimestre de 2020 foi realizada entre os dias 15 e 28 de abril de 2020 e ouviu 34.600 empresas privadas e organizações públicas, em 43 países e territórios. No Brasil, foram entrevistados 456 empregadores. Veja as respostas:
61% não devem demitir
21% irão reduzir o quadro de funcionários
11% não responderam
7% pretendem contratar
Pedidos de seguro-desemprego chegam a 960 mil em maio
Setores
O único setor com expectativa de contratação é o de finanças, com aumento de 3%, o que representa uma queda de 7 pontos percentuais em relação à previsão anterior, que era mais 10%.
Já o setor de serviços foi o que mais sentiu o impacto da pandemia, com uma retração de 35 pontos percentuais em relação ao 2º trimestre de 2019. Apesar disso, serviços é que tem maior otimismo em relação a uma recuperação rápida.
As empresas menores são as mais prejudicadas durante a crise econômica gerada pela pandemia. De acordo com as pesquisa, nas pequenas empresas a previsão de contratação aponta queda de 18%.
Expectativa de emprego por tamanho das empresas:
Grandes empresas: – 4%
Micro empresas: -14%
Médias empresas: -16%
Pequenas empresas: -18%
Cenário global
No cenário global, todos os países sofreram retração de um trimestre para o outro. Ainda assim, alguns têm indicadores positivos.
As melhores expectativas são apresentadas no Japão (+11%), Índia (+5%), China (+3%), Taiwan (+3%) e Estados Unidos (+3%). Por outro lado, Colômbia e Peru, com -19% cada, Costa Rica, com -21% e Cingapura, com -28%, indicam as previsões mais fracas para o 3º trimestre 2020. O ManpowerGroup entrevistou 34.601 empregadores em 43 países e territórios.