Intenção de Consumo das Famílias na cidade do Rio de Janeiro caiu cinco pontos em maio ante abril, e atingiu 83,9 pontos; é a contração mais intensa desde agosto de 2015 Comércio fechado na Tijuca, Zona Norte do Rio, por conta da pandemia do novo coronavírus Marcos Serra Lima/G1 A Intenção de Consumo das Famílias na cidade do Rio de Janeiro (ICF – RJ) caiu cinco pontos em maio ante abril, e atingiu 83,9 pontos, após cair quatro pontos na passagem entre março e abril. O levantamento é do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), da Fecomércio-RJ. O indicador é apurado com base em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo o instituto, a queda em maio foi a mais intensa desde agosto de 2015. Na comparação com maio de 2019, houve queda de 0,1 ponto no indicador. O instituto informou que, em 2019, o índice apresentou alta no primeiro trimestre, parte em função das boas expectativas produzidas por posse do novo governo eleito. Houve deterioração no resultado do indicador ao longo dos dois trimestres seguintes — seguida, porém, de recuperação no último trimestre de 2020. Este ano, o movimento do indicador era de alta até março — quando foram percebidos impactos mais fortes, no consumo, do avanço da covid-19 no país. Todos os itens que compõem o indicador registraram recuo em maio, alertou a entidade. As mais intensas quedas, em maio ante abril, foram observadas em perspectiva de consumo (-10,2 pontos) e momento para duráveis (-9,4 pontos). Em sua análise sobre a pesquisa, o instituto projeta continuidade de queda no indicador. A entidade alerta que a situação de recuo na intenção de consumo na cidade possivelmente possa se agravar. Isso pode ocorrer, se houver a percepção de lentidão na recuperação e na volta à normalidade, no cenário pós-covid 19, salientou o instituto.