55% das lojas do país estão funcionando, a associação das concessionárias, a Fenabrave. Entidade fez cartilha para prevenção da Covid-19. Higienização nos carros tem que ser constante, diz Fenabrave Reprodução/Bom dia Rio Com a flexibilização do isolamento social em estados em municípios, 55% das lojas de veículos novos do país estão em funcionamento completo, informa a associação das concessionárias de veículos, a Fenabrave, neste começo de junho. Montadoras usam de álcool gel acionado pelo pé a divisória no refeitório para retomar produção Além da reabertura gradual, o setor automotivo segue apostando em outras maneiras de vender o carro, com o "test-drive delivery" e lojas nas redes sociais. Entre as indicações de segurança feitas pela Fenabrave para a prevenção do coronavírus estão a disponibilidade de álcool gel nas lojas, manter distância de 1,5 metro e higienização constante dos carros de test-drive. O país conta com 7.500 concessionárias de veículos, ou seja, cerca de 4,1 mil pontos estão na ativa. "Estamos obedecendo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e demais autoridades sanitárias nos estados e municípios", disse Alarico Assumpção Jr., presidente da Fenabrave. "Nunca houve, e muito menos agora, aglomerações físicas em concessionárias" Em maio, cerca de 45% das concessionárias estavam abertas pelo país, e ainda funcionando em regime reduzido por causa da pandemia de coronavírus. Do mês passado para junho houve aumento de 10 pontos percentuais no número de lojas abertas. Os pontos de venda que estão voltando a funcionar devem seguir uma cartilha de regras proposta pela entidade que os representa. 55% das concessionárias estão abertas em junho Reprodução / RBS Veja algumas medidas de segurança para as concessionárias: álcool gel e lenços descartáveis disponíveis em todas as mesas; uso obrigatório de máscaras de proteção para colaboradores e clientes; manter os ambientes ventilados; fixar cartazes com os procedimentos de segurança e saúde sanitárias adotados pela empresa; não cumprimentar pessoas com aperto de mãos, abraços e beijos; cliente deve estacionar seu próprio veículo; evitar filas; manter distância de 1,5 metro; limpeza constante na oficina pisos, equipamentos em geral; desinfecção sistemática de teclados, telefones, corrimãos, torneiras e maçanetas de portas, em frequência compatível com o uso; evitar o uso de elevadores com outras pessoas e apertar andar protegendo os dedos com papeis descartáveis ou luvas; orientar todos os funcionários a lavar as mãos, com água e sabão, ao chegar ao trabalho, repetindo a lavagem, ao menos, mais 4 vezes ao longo do dia, além do uso regular do álcool em gel. Concessionárias se reinventam para atrair clientes durante a quarentena Mudança no test-drive Como andar no veículo continua como um dos passos mais importantes da compra, as concessionárias estão, inclusive, até levando o veículo para o cliente por meio de agendamento. Além disso, alguns cuidados específicos são recomendados nos carros: cobrir áreas de manuseio público, como volante, câmbio, alavanca de sinalização, com película protetora descartável e/ou realizar a higienização a cada uso; usar película protetora nos bancos/assentos e/ou higienizá-los a cada uso; higienizar vidros e maçanetas. Alterando os métodos de trabalho Além dos cuidados para a não infecção de clientes com a Covid-19, as concessionárias estão alterando as rotinas de seus trabalhadores. Além de aderir a MP 936, para reduzir as jornadas de trabalho e afastar pessoas acima de 60 anos ou de grupo de risco, estão realizando as seguintes mudanças de rotina: modulação do uso do refeitório em grupos, para manter sempre distância mínima de 1,5 metro; flexibilização de horários para quem usa transporte público; liberação de funcionários que tiverem sintomas da Covid-19. Initial plugin text