Primeiro-ministro diz que China se esforçará para ter crescimento econômico este ano. Os índices acionários da China terminaram com ganhos nesta quinta-feira (28) uma vez que os investidores esperam mais suporte da reunião parlamentar chinesa em andamento, mas os ganhos foram contidos pelo impasse com os Estados Unidos sobre uma nova lei de segurança em Hong Kong.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,29%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,33%.
O subíndice do setor financeiro do CSI300 subiu 1,3%, o de consumo caiu 0,1%, o imobiliário teve alta de 0,6% e o de saúde perdeu 1,5%.
Investidores aguardam que as autoridades deem sinais de suporte, especialmente para setores como imobiliário e infraestrutura, disse Linus Yip, estrategista-chefe do First Shanghai Securities.
O primeiro-ministro, Li Keqiang, afirmou nesta quinta que a China vai se esforçar para registrar crescimento econômico positivo este ano para se recuperar do impacto da pandemia de coronavírus, apesar de não determinar uma meta.
"Temos espaço de política econômica. Seja fiscal, financeiro ou de seguridade social", disse Li durante entrevista à imprensa após o encerramento da reunião anual do Parlamento.
O governo prometeu mais gastos e uma meta de déficit fiscal de ao menos 3,6% do PIB. Com base em medidas fiscais anunciadas até agora, o estímulo que o governo planeta adotar é equivalente a cerca de 4,1% do PIB da China, de acordo com cálculos da Reuters.
Hong Kong interrompe debate sobre lei que criminaliza o desrespeito ao hino da China
Na Europa, os principais índices de ações operavam novamente em alta nesta quinta-feira, pela quarta sessão consecutiva, com o otimismo em relação à reabertura de empresas e um plano de estímulo para a União Europeia superando as preocupações com o aumento das tensões entre Estados Unidos e China.
Veja as cotações de fechamento na Ásia:
Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 2,32%, a 21.916 pontos.
Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,72%, a 23.132 pontos.
Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,33%, a 2.846 pontos.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,29%, a 3.856 pontos.
Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,13%, a 2.028 pontos.
Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,64%, a 10.944 pontos.
Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,17%, a 2.515 pontos.
Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 1,32%, a 5.851 pontos.