Neste método, só recebe o produto o animal que se mostra suscetível ao parasita. Embrapa oferece testes para controle seletivo de carrapatos; veja como coletar
O Globo Rural deste domingo (24) respondeu às dúvidas de telespectadores sobre como enfrentar o carrapato. A especialista Cecília Veríssimo falou sobre um método chamado controle seletivo. Nele, só recebe o produto o animal que se mostra suscetível ao parasita.
Ela conta o terço anterior do animal (do meio para a cabeça do bicho). Se tiver oito carrapatos ou mais nessa região, o animal deverá ter o carrapaticida aplicado.
Além disso, para saber qual produto aplicar, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) oferece um teste. É preciso enviar cerca de 200 carrapatos vivos e cheios de sangue para um laboratório onde é feito o biocarrapaticidograma, a fim de identificar quais remédios matam eles e quais criam resistência.
Se quiser mais informações sobre como fazer a coleta e o envio, clique aqui para ver e baixar as instruções no site da Embrapa. Mas, atenção: por causa da pandemia, as unidades que fazem esse tipo de análise estão operando com dificuldades. Antes de mandar as amostras, verifique a situação dos laboratórios.