Iguaria da roça agrada a todos os paladares e a receita é bem simples. Saiba como preparar. Comida dos tempos de infância, pipoca doce é sucesso garantido em cavalgada de MG
A pipoca doce é uma dessas comidas da roça que não custa nem R$ 5 e não leva 5 minutos para fazer.
Assista a todos os vídeos do Globo Rural
Um tempo atrás, quando o Globo Rural acompanhou uma cavalgada só de mulheres no sul de Minas, muitos pratos encantaram a equipe, mas a pipoca doce foi o destaque do banquete.
Uma sobremesa simples e fácil para levar durante a viagem, explicam Romana Flori Nunes e Terezinha Nunes, tia e mãe da organizadora da cavalgada, Daniela Nunes Paiva.
“A gente queria fazer uma sobremesa, cada ano a gente inventava uma coisa. Aí a mulherada gostou demais (da pipoca doce)”, conta Terezinha.
Romana diz que a receita não é difícil, mas um pouco complicada por conta do derretimento do açúcar. São apenas 3 ingredientes:
150 g de pipoca;
150 g de açúcar;
200 ml de óleo.
Quem está acostumado a fazer a pipoca salgada pode até estranhar, mas a versão doce demora um pouco mais.
“A de sal é rápida, essa aqui é mais demorada, ela vai um pouquinho mais de óleo porque o açúcar pesa. Então, não tem força para explodir”, explica Romana.
Por isso, só é possível fazer essa pipoca com panelas que tem uma manivela na tampa, para poder girar os grãos e ajudar na explosão.
Depois de fazer e saborear a iguaria, a sugestão para manter a pipoca doce bem crocante é embalar em saquinhos, numa técnica parecida com a da maçã do amor. Desse jeito, o alimento dura por mais 10 dias.