Empresários contam suas experiências e mostram como estão se adaptando à crise gerada pela pandemia do coronavírus. Capacidade de adaptação deixa startups brasileiras otimistas para retomada dos negócios
Uma pesquisa feita com 234 fundadores e diretores de startups mostra que a crise do novo coronavírus não afetou o otimismo do setor no país. E um fator que faz essas empresas acreditarem no futuro é a sua capacidade de adaptação.
Em 2016, Leonardo Almeida e o sócio lançaram um serviço para compra de estoques para pequenos restaurantes. Dois anos depois, perceberam que poderiam se especializar em franquias.
O restaurante entra no site ou no aplicativo para comprar um produto. A startup procura os melhores preços e organiza a logística da entrega pra ele. “Por exemplo, ele precisa de 18 fornecedores. Supondo que ele fosse fazer cotação com 30, ligar para os 30, escolher os melhores, receber a confirmação dos 18 e acompanhar a entrega. Aqui, ele consegue fazer tudo em um lugar só e num clique só”, explica Leonardo.
“Você digita todos os pedidos e isso já cai numa plataforma que facilita o nosso trabalho, o fornecedor entrega ponto a ponto e pra mim é muito mais ágil, muito mais rápido”, conta Eduardo Cunha, dono da loja da franquia.
Com a pandemia, a pizzaria do Eduardo fechou as portas, mas continuou funcionando como delivery. Só que a maior parte dos outros clientes da startup parou de operar e eles tiveram que se adaptar rapidamente à uma nova realidade.
“Logo na primeira semana, a gente notou que 80% dos comércios que a gente atendia estavam fechados, a gente falou: ‘precisamos achar outros comércios que estejam funcionando e a gente se adapta’”, conta Leonardo.
Os novos clientes passaram a ser mercados e minimercados, que fazem parte dos serviços essenciais. A reviravolta foi impressionante. “No primeiro mês, no mês de março, a gente teve uma queda de aproximadamente 18%, mas logo no mês de abril a gente recuperou o mesmo número que a gente atingiu no mês de fevereiro”, comemora o empresário.
A aceleradora Liga Ventures fez uma pesquisa sobre as mudanças nas startups com a chegada da pandemia. Os dados revelam exatamente a realidade da empresa do Leonardo.
“De uma maneira geral, o cenário é bem otimista com relação à retomada. Todas elas, de certa forma, foram impactadas em termos de receita e de clientes, mas todos conseguem enxergar já um novo modelo ou os ajustes necessários aos seus produtos pra se adequar à nova realidade”, relata o coordenador da pesquisa, Raphael Augusto.
Quase metade das startups relatou queda de 30% ou mais na receita com a pandemia. Ainda assim, 64% não demitiram colaboradores e 77% delas afirmaram que vão se recuperar da crise, no máximo, em seis meses.
“As startups nascem num ambiente de risco, de insegurança e isso faz com que a maioria delas estejam acostumadas a responderem mais rápido às mudanças de mercado”, diz Raphael.
Depois de um 2019 recorde, em que o país recebeu mais de US$ 2,5 bilhões de investimentos de fundos de venture capital, a expectativa para 2020 era alta, mas com a pandemia o otimismo diminuiu – e a cautela, aumentou.
A crise vai obrigar o setor de startups do Brasil a amadurecer. Fica pra trás a noção de que apenas a inovação é a solução pra todos os problemas dos empreendimentos. E entra em questionamento qual é o melhor planejamento para priorizar gastos.
“A gente passa, a partir desse momento, a trazer muito mais pro empreendedorismo raiz, que é o empreendedorismo mais tradicional, que é onde você começa de fato a trabalhar fundamentos”, diz Raphael.
A startup de logística de estoque do empresário Leonanrdo Almeida pretendia aumentar 20 vezes de tamanho em 2020, mas ele já refez os planos: “A gente reduziu a previsão de crescimento esse ano bastante. A gente está com um plano mais conservador, mas que ainda acredita em um crescimento, porque nossa solução pode expandir regionalmente. Hoje a gente está em SP, RJ e BH e estamos expandindo para outras cidades, a ideia é atingir outros estados ainda esse semestre”.
LIGA VENTURES
Rua Paraíso, 595 – 4o andar – Paraíso
São Paulo/SP – 04103-001
Tel: (11) 23938512
email: contato@liga.ventures
MENU
Rua Amauri, 227 – Jd. Europa
São Paulo/SP – 01406-200
https://menu.com.br/
Instagram: @menu.com.br
E-mail: atendimento@menu.com.vc
SUPERMERCADO FAM
Av. Celso dos Santos, 596 – Vila Constancia,
São Paulo – SP, 04658-241
Telefone: (11) 2501-0966
DÍDIO PIZZA DELIVERY
https://didio.com.br/
Instagram @didiodelivery
Telefone: (11) 3123-2121