Britânicos se preparam para sofrer uma recessão histórica. Analistas acreditam que o impacto da pandemia será muito pior no segundo trimestre. Economia britânica encolheu 2% no primeiro trimestre de 2020
O Reino Unido registrou uma queda de 2% em seu Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2020, em relação ao quarto trimestre de 2019, devido ao impacto econômico da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta quarta-feira (13).
Trata-se da maior retração desde o quarto trimestre de 2008, afirmou o ONS.
Somente em março, a queda do PIB foi de 5,8%.
A queda no PIB do primeiro trimestre foi ligeiramente melhor do que a expectativa de economistas em pesquisa da Reuters e menos do que o recuo de 3,8% sofrido pela zona do euro no mesmo período. Mas o Reino Unido só deu início às suas paralisações em 23 de março, depois de muitos países da zona do euro.
Recessão histórica
O Reino Unido se prepara para sofrer uma recessão histórica, já que o impacto da pandemia será muito pior no segundo trimestre, segundo analistas. O país é o segundo no mundo com maior número de mortos pela Covid-19.
O banco central britânico afirmou na semana passada que a contração da economia no segundo trimestre pode se aproximar de 25% e levara ao maior declínio anual em mais de três séculos.
O ministro das Finanças, Rishi Sunak, afirmou que o Reino Unido está agora no meio de uma recessão significativa.
"Temos que defender os empregos das pessoas, suas rendas, sua subsistência nesse momento, e apoiar empresas para que possamos passar por esse período de forte disrupção e sair mais forte do outro lado", disse ele após os dados do PIB.
A Inglaterra começou a flexibilizar nesta quarta-feira as regras de isolamento por causa do novo coronavírus após mais de sete semanas de restrições. As pessoas que não conseguem trabalhar em casa foram encorajadas ao ir ao trabalho se ele estiver aberto. No entanto, recomenda-se que não se utilize transporte público.
Reino Unido incentiva volta ao trabalho de quem não consegue exercer função em casa
Initial plugin text