De acordo com a B3, foram financiados 215.572 veículos, entre automóveis, motos e pesados, novos e usados. Prazo médio aumentou para 44,5 meses. Loja de revenda de carros usados de locadora em São Paulo Fabio Tito/G1 As vendas de veículos financiados caíram 56,5% no último mês de abril, em comparação com o mesmo período de 2019, e o prazo médio dos financiamentos aumentou. Os números foram divulgados nesta terça-feira (12) pela B3. Produção de veículos no Brasil despenca 99% em abril, diz Anfavea Montadoras paralisam atividades por causa do coronavírus Foram 215.572 veículos, entre automóveis, motos e pesados, novos e usados. Em abril do ano passado foram 496.183 unidades. Em relação a março, com 433.402 financiamento registrados, a queda foi de 50%. A maior redução foi sentida entre os automóveis novos, que passaram de 112.187 para 29.109 – 74,1% a menos. A menor ficou para as motos novas, com queda de 40,7%. Automóveis usados são maioria Entre o total de 215.572 veículos financiados em abril de 2020, 156.661 foram automóveis, 45.296 foram motos e 13.616 foram pesados. Dos automóveis, 127.552 foram usados e representam o maior número entre os financiamentos, contra 29.109 novos. Nos pesados, foram 8.135 usados e 5.481 novos. No segmento de motos os números se invertem e a maior quantidade fica para as novas, ou 37.162 unidades, contra 8.134 usadas. Prazo médio e tempo de uso Segundo os dados da B3, o prazo médio de financiamento de automóveis cresceu em abril deste ano, passando para 44,5 meses (em abril do ano passado, era de 42,5 meses). O aumento também pode ser visto nas categorias que separam as negociações por tempo de uso dos modelos. Os carros novos, antes com menor prazo, de 38,9 meses, dispararam e passaram a ter média de 43,1 meses – próximos dos seminovos de até 3 anos, com maior prazo, de 46 meses. O menor prazo ficou para os "velhinhos" (com mais de 12 aos de uso), com 38,4 meses. Dos 156,6 mil automóveis financiados em abril, a maioria (38%) tem entre 4 e 8 aos de uso. Em segundo lugar estão os de 9 a 11 anos de uso, com 19%, e, em terceiro, os novos, com 21%. Os modelos com até 3 anos de uso representaram 15% dos financiamentos e, por último, os com mais de 12 anos, ficaram com uma fatia de 7%.