Órgão de defesa do consumidor pediu posicionamento do banco alegando risco de propagação da covid-19. Mais um dia de filas na Caixa Econômica
O Procon-SP, por meio da Secretaria Extraordinária de Defesa do Consumidor do estado de São Paulo, notificou a Caixa Econômica Federal solicitando explicações sobre a situação verificada em diversas agências da instituição em razão do pagamento do auxílio emergencial.
O órgão de defesa do consumidor afirma que beneficiários compareceram às agências em busca do auxílio ou de informações sobre o assunto, formando filas e aglomerações, “o que contraria as recomendações das autoridades neste momento por aumentar o risco de propagação da covid-19”.
Saiba como é feita a análise dos trabalhadores e o que pode levar à exclusão
Saiba como regularizar o CPF
Passo a passo para pedir o auxílio emergencial
Calendário e formas de pagamento
Quem tem direito e como funciona? Tire suas dúvidas
De acordo com o Procon-SP, a Caixa deverá informar:
se existe um plano de ação para agilizar o atendimento, evitando filas e aglomerações para os beneficiários do programa que comparecem às agências;
se há meio alternativo e mais ágil para os beneficiários incluídos nos grupos de risco de contaminação por covid-19 e os que têm problemas para acessar os meios digitais
canais disponibilizados para cadastro, movimentação dos valores e resolução de problemas e que medidas estão sendo adotadas para os relatos de inacessibilidade ou lentidão dos meios digitais disponibilizados.
O Procon-SP também pediu explicações sobre impedimentos legais, estruturais ou sistêmicos para que a gestão do programa seja efetuada em conjunto com outros bancos públicos ou instituições financeiras e seus correspondentes do setor privado ou do Sistema de Pagamento Brasileiro.
A Caixa tem até está segunda-feira (11) para responder aos questionamentos. O G1 entrou em contato com o banco pedindo um posicionamento sobre o assunto e aguarda resposta.
Desde o último dia 4, a Caixa Econômica Federal ampliou o horário de atendimento em toda a sua rede de agências. Com a medida, as unidades funcionam das 8h às 14h, duas horas mais cedo. E passou a manter contato com as prefeituras para fechar parcerias para atendimento à população e divulgação de informações.
Initial plugin text