A Caixa cita, por exemplo, que marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro ou mais de uma pessoa preencher o cadastro são alguns dos erros que geram demora no processo de verificação do benefício. A Caixa Econômica Federal (CEF) divulgou nesta terça-feira (5) alguns dos principais erros na hora de preencher o cadastro do Auxílio Emergencial que podem gerar demora na verificação dos dados, ou fazer com que a resposta da Caixa retorne com “dados inconclusivos" – neste último caso, é possível fazer uma nova solicitação corrigindo os dados apontados.
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Principais erros de cadastro e preenchimento:
marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro
falta de inserção da informação de sexo
inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento
mais de uma pessoa realizar cadastro e houver divergência nos dados entre eles
cadastro por mais de duas pessoas do mesmo grupo familiar
inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito
se regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, deve aguardar pelo menos três dias para tentar novamente
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A Caixa listou ainda os principais motivos para a negativa do Auxílio:
Ser menor de 18 anos;
Ser empregado com carteira assinada;
Estar recebendo Seguro Desemprego;
Aposentado ou pensionista do INSS;
Receber demais benefícios, com exceção do Bolsa Família: Benefício de Prestação Continuada (BPC); Auxílio Doença; Garantia Safra; Seguro Defeso;
Ser de família com renda mensal por pessoa mais de meio salário mínimo (R$ 522,50);
Renda familiar mensal total maior que três salários mínimos (R$ 3.135);
Ter tido rendimentos tributáveis, em 2018, acima de R$ 28.559,70, ou seja, que tenha declarado Imposto de Renda em 2019;
Cadastro como “mãe solteira” de mulher casada;
Cadastro de mais de duas pessoas da mesma família;
Limite maior que duas pessoas que recebem Bolsa Família;
CPF irregular (deve regularizar junto à Receita Federal);
CPF de pessoa falecida;
Cadastro em aplicativo ou site fraudulento, que não seja o Auxílio Emergencial Caixa.
Se o resultado da análise voltou com resultado “não aprovado”, e a pessoa discordar que está entre as opções acima, ela pode fazer a contestação no aplicativo ou site do Auxílio Emergencial.
Além disso, a Caixa lançou ainda nesta terça uma nova ferramenta que permite aos trabalhadores consultar a situação dos seus pedidos. Além do portal e do aplicativo da Caixa, os brasileiros poderão acompanhar os seus pedidos por meio dos seguintes endereços: www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br .
Os cidadãos poderão acompanhar todo o detalhamento dos pedidos como: resultados, datas de recebimento e envio dos dados pela Caixa à Dataprev e vice-versa, além da motivação da negativa do benefício. A análise da segunda solicitação também poderá ser conferida.
O portal já está no ar e disponível para pesquisas dos CPFs dos requerentes. De acordo com o governo, o objetivo é dar transparência ao procedimento de análise, processamento, homologação e pagamento do benefício.
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