País é o terceiro da América Latina e Caribe a entrar para Organização para o Cooperação e Desenvolvimento Econômico; Costa Rica deve ser o próximo. Em janeiro, Donald Trump disse que daria preferência ao pleito brasileiro para ingresso. A Colômbia se tornou nesta terça-feira (28) o 37º membro da Organização para o Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em comunicado, a organização informou que o país concluiu seus procedimentos internos para ratificação da Convenção da OCDE e depositou seu instrumento de adesão, concluindo um processo de adesão iniciado em 2013.
O convite formal dos demais membros foi feito à Colômbia cinco anos depois, em maio de 2018. A essa altura, o país já havia passado por um processo de revisão por 23 comitês da OCDE e introduzido reformas em suas legislação e práticas para se adaptar aos padrões da organização.
A Colômbia é o terceiro país da América Latina e Caribe a se tornar um membro da OCDE, após México e Chile. O próximo deverá ser a Costa Rica, que está nos estágios finais do processo de acesso, segundo a própria organização.
Brasil
Em janeiro, o governo de Donald Trump anunciou que iria priorizar o pleito brasileiro de ingresso na OCDE. O Brasil é um dos seis candidatos a iniciar o processo de entrada nesse organismo internacional, mas os EUA vinham defendendo que Argentina e Romênia entrassem primeiro.