No fim de março, banco lançou medidas como pausa de 90 dias no financiamento para clientes com até duas parcelas em atraso e prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos; clientes, no entanto, reclamam que não conseguem usar benefícios. Aplicativo Habitação da Caixa traz opção de pausar financiamento Reprodução Desde o fim de março, clientes da Caixa Econômica Federal com financiamento da casa própria no banco têm a opção de adiar o pagamento em decorrência da pandemia de Covid-19. Entre as medidas estão a pausa de 90 dias no financiamento habitacional para clientes com até duas parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra, e prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos (veja mais informações abaixo). No entanto, relatos nas redes sociais mostram que muitas pessoas não estão conseguindo acessar o aplicativo Habitação da Caixa para pedir a pausa no pagamento das parcelas. Elas reclamam ainda que o telefone de informações disponibilizado não está funcionando. Outros relatos falam ainda da demora em analisar os pedidos e até para fazer o adiamento do pagamento mesmo após o pedido ter sido aprovado. A Caixa esclarece que, devido ao grande volume de acessos, pode haver instabilidade momentânea nos canais de atendimento. E informa que mais de 1,8 milhões de clientes já conseguiram registrar os seus pedidos nos canais disponibilizados. Pandemia permite adiar o pagamento das parcelas de financiamentos da casa própria Saldo negativo A designer do olhar Cristina de Souza Gomes, de 32 anos, pediu pelo aplicativo no dia 24 de março a pausa de 2 meses nas parcelas e teve o pedido aprovado dois dias depois, na véspera do vencimento da parcela. “Porém, dias depois notei que o valor da parcela estava sendo cobrado. Entrei em contato com a Caixa, desde então sem sucesso. As ligações não são direcionadas para o atendente, em outras vezes nem completam. Uma única vez que consegui falar com um atendente a ligação caiu antes de solucionar o problema e não retornaram. E até hoje não consigo contato”, conta. Ela afirma que o pedido é feito pelo app e a Caixa analisa e libera tudo pelo aplicativo. E a confirmação chega por SMS. “A Caixa tem até 10 dias para cancelar a parcela caso ela seja cobrada, o que não foi meu caso”, lamenta. Como a parcela é paga em débito automático, a designer ficou com saldo negativo na conta. “Meu problema só será resolvido esta semana porque vou quitar a dívida total, já que vendi a casa”, afirma. O imóvel estava à venda há alguns meses, segundo ela. Cristina pediu ajuda até no perfil da Caixa no Facebook. O banco requisitou os dados dela e informou que o seu caso seria solucionado. Esse contato foi feito no dia 16 de abril, e até agora nenhuma resposta. "Eles fingem que resolvem", comenta. A designer pediu a pausa no pagamento porque teve queda de 70% na renda em seus atendimentos de reparação de sobrancelhas e cílios. “Quem trabalha com contato direto com o cliente sentiu o impacto. Teve semana que não atendi ninguém”, lamenta. Reclamação no Procon A professora Jaciara Santos Miguel, de 33 anos, está desde o início deste mês tentando acessar o aplicativo diariamente para pedir a pausa no financiamento. Diante disso, registrou uma reclamação no Procon na semana passada. “A reclamação foi sobre não ser atendida pela Caixa. Eles fornecerem um serviço e não permitirem que esse serviço seja contratado”, desabafa. Segundo ela, na resposta ao Procon, a Caixa mandou uma nota explicando como utilizar o aplicativo Caixa. "Como se fosse um erro meu e não do app, mas em nenhum momento disse que vai solucionar ou fornecer a pausa", diz. Ela tenta também contato telefônico, mas diz que só há atendimento eletrônico ou a ligação cai direto. “Você aperta os comandos e, quando diz que vai ser transferido para um atendente, a ligação cai. Ou a chamada nem chega a ser transferida, já desligam”, conta. A pausa que ela está tentando fazer no pagamento é para o financiamento do imóvel onde mora com o marido. Segundo ela, a decisão foi tomada porque ela prevê que sua renda vai cair. “Por ora meu salário não teve redução, mas a chefia já prevê a redução salarial. Para evitar a inadimplência, prefiro já fazer a pausa”, diz. “Acredito que seja algo até proposital. A demanda está grande e haverá prejuízo financeiro, logo, a Caixa ‘oferece’ um serviço fingindo empatia e como as pessoas não conseguem obtê-lo, dirão que ‘a população é que não se interessou’”, comenta. Nem SMS chegou Jefferson Felix pediu pelo aplicativo a pausa nas prestações no dia 24 de março, porém, foi negada, pois seria a última parcela com o uso do FGTS. Ele então pagou a prestação e aguarda agora a resposta do banco para dar pausa na parcela do mês de abril. “Já solicitei várias vezes e não tenho nenhum retorno. Então solicitei o uso do FGTS para amortizar as próximas parcelas e nada de resposta. Não chegou nem o SMS de confirmação de solicitação”, diz. A pausa é para pagamento do financiamento do imóvel onde mora. A mulher dele perdeu o emprego, pois a loja em que trabalhava fechou. Com a queda na renda, Felix espera pelo menos adiar a prestação do imóvel. Regras e condições para solicitar a pausa A possibilidade de adiar as parcelas do financiamento da casa própria foi anunciada pela Caixa no final de março. Essa foi uma das medidas implementadas pelo banco para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus sobre as finanças das famílias e das empresas do mercado imobiliário (veja outras medidas da Caixa ao final da reportagem). As regras e condições para pedir o adiamento variam de cliente para cliente. A pausa automática, por exemplo, só pode ser solicitada pelas pessoas que estão em dia com a Caixa ou com atrasos de até 60 dias no pagamento. Já para quem tem atrasos entre 61 a 180 dias, o cliente precisa fazer uma renegociação. Nos dois casos, os clientes podem renegociar os contratos para pagar parcialmente o financiamento imobiliário. Para tirar dúvidas, veja abaixo perguntas e resposta sobre a pausa do financiamento da Caixa: 1. Quem pode solicitar a pausa automática do financiamento? A pausa automática de 3 parcelas mensais (90 dias) do financiamento imobiliário da Caixa pode ser solicitada por clientes que: estão com os pagamentos em dia possuem até 2 parcelas (60 dias) em atraso, incluindo os contratos em obra usam a conta vinculada do FGTS para pagar parte da prestação. Neste caso, só pode pausar a parcela não coberta pelo FGTS O cliente, neste caso, também pode renegociar o contrato para pagar parcialmente o financiamento. 2. Quem precisa negociar a pausa com o banco? A Caixa exige que a pausa do financiamento imobiliário seja negociada pelos clientes que: Estão com dívidas em atraso entre 61 a 180 dias. Neste caso, o cliente também pode renegociar o contrato para pagar parcialmente o financiamento. 3. Como essas parcelas serão pagas depois? As prestações que deixaram de ser pagas durante a pausa vão ser diluídas nas parcelas mensais que sobraram, até o final do prazo do financiamento. 4. Onde solicitar a pausa? A pausa pode ser solicitada por telefone ou pelo aplicativo Habitação Caixa. Por telefone, há dois números diferentes: um para os clientes que estão em dia com a Caixa ou que têm até 2 parcelas em atraso e um outro para os clientes com atrasos entre 61 a 180 dias: Clientes em dia ou com até 2 parcelas em atraso: para as capitais, o número é 3004-1105; já para as demais cidades, é preciso ligar para o 0800-726 0505 e escolher a opção 7 Clientes com parcelas em atraso entre 61 a 180 dias. É preciso ligar no número 0800 726 8068 para negociar a pausa. Horário de atendimento por telefone: segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Pelo aplicativo Habitação Caixa. Para pedir a pausa pelo aplicativo, acompanhe o passo a passo abaixo: 1. Acesse o aplicativo Habitação Caixa Para quem ainda não tem o aplicativo, é possível fazer o download pelo Google Play ou Apple Store: Clique aqui para celulares Android Clique aqui para celulares da Apple Aplicativo Habitação Caixa – Ícone de instalação Reprodução/Caixa 2. Clique na opção "Solicitar Pausa Emergencial" Aplicativo Habitação Caixa – Solicitar pausa Reprodução/Caixa 3. Faça o login com o número do seu CPF Aplicativo Habitação Caixa – CPF Reprodução Caixa 4. Leia as orientações e selecione "Próximo" Aplicativo Habitação Caixa – Orientações Reprodução Caixa 5. Informe o número do celular e autorize a Caixa a enviar SMS sobre sua solicitação Aplicativo Caixa Habitação – Autorização Reprodução Caixa 6. Clique em "Solicitar Pausa" Aplicativo Caixa Habitação – Solicitar Pausa Reprodução Caixa 7. Anote o número do protocolo para acompanhar a solicitação. A Caixa entrará em contato por SMS, no número do celular cadastrado, em até 10 dias após o pedido. Se o cliente se enquadrar nas regras da Caixa, a pausa começa a ser contada a partir do dia da solicitação. Aplicativo Caixa Habitação – Protocolo Reprodução Caixa Pacote de medidas para o mercado imobiliário Além da pausa para o financiamento do imóvel, a Caixa também já anunciou outras medidas para minimizar os impactos da pandemia do coronavírus sobre o mercado imobiliário. Para os clientes pessoa física, o banco ainda permite um prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos, e a liberação antecipada de até 2 parcelas, sem a necessidade de vistoria, para os clientes que estão construindo a casa própria com empréstimo da Caixa. Há ainda outras ações voltadas para as empresas, como a possibilidade de antecipar até 20% dos recursos do Financiamento à Produção para as obras que estão para começar e antecipação de empréstimos de até 3 meses para obras em andamento e sem atrasos no cronograma, limitado a 10% do custo financiado. Veja abaixo um resumo das medidas da Caixa para o setor até o momento: Ações para Pessoas Físicas: – Pausa de 3 parcelas (90 dias) no financiamento habitacional, para clientes que estão em dia ou têm até 2 parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra – Negociação da pausa ou do pagamento parcial das parcelas para os clientes em atraso entre 61 e 180 dias, permitindo pausa ou pagamento parcial das prestações – Prazo de carência de 180 dias para contratos de financiamento de imóveis novos; – Liberação antecipada de até 2 parcelas do empréstimo, sem necessidade de vistoria vistoria, aos clientes que constroem com financiamento da Caixa (construção individual) Ações para as empresas – Antecipação de até 20% dos recursos do Financiamento à Produção de empreendimentos para obras que estão para começar – Antecipação da liberação dos recursos correspondentes a até 3 meses, limitado a 10% do custo financiado, para obras em andamento e sem atrasos no cronograma – Liberação de recursos de financiamento à produção não utilizados pela empresa nos meses anteriores, limitado a 10% do custo financiado – Pausa no financiamento à produção de 90 dias, para clientes adimplentes ou com até 2 parcelas em atraso, incluindo os contratos em obra – Permitir o pagamento parcial da prestação do financiamento, por até 90 dias, para os clientes adimplentes ou com até 2 parcelas em atraso – Inclusão ou prorrogação de carência por até 180 dias, para os projetos com obras concluídas e em fase de amortização – Possibilidade de prorrogação do início das obras por até 180 dias – Admitir a reformulação do cronograma de obra, nos casos de contingências na execução por questões decorrentes da pandemia