Queda é resultado da forte deterioração da percepção dos empresários em relação à situação atual, e do pessimismo em relação aos próximos três e seis meses. A confiança da indústria brasileira pode registrar uma queda histórica em abril, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira (24). A prévia da sondagem do setor indica recuo de 39,5 pontos do Índice de Confiança da Indústria (ICI) em relação a março (quando ficou em 97,5 pontos), para 58,0 pontos.
Caso esse resultado se confirme, essa será a maior queda mensal da história do indicador, com o índice alcançando o menor valor da série.
De acordo com a pesquisa, a queda da confiança em abril é resultado da forte deterioração da percepção dos empresários em relação à situação atual, e do pessimismo em relação aos próximos três e seis meses.
O Índice de Expectativas apresenta queda de 47,3 pontos, para 48,9 pontos, enquanto o Índice de Situação Atual aponta recuo de 31,0 pontos, para 67,8 pontos.
O resultado preliminar de abril indica ainda diminuição de 17,8 pontos percentuais do Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (NUCI), para 57,5%, o menor valor da série histórica do indicador.