Objetivo é tornar publicidade digital da empresa mais transparente e evitar abusos. Obrigação já existia para anúncios políticos. Google passará a exigir que anunciantes forneçam informações para conseguir comprar divulgação publicitária na plataforma. Arnd Wiegmann/Reuters O Google anunciou nesta quinta-feira (23) que todos os anunciantes precisam concluir processo de verificação antes de comprar espaço publicitário na plataforma. A obrigação passa a valer a partir de junho e é uma tentativa de tornar as práticas de publicidade da empresa mais transparentes. Os anunciantes precisarão enviar documentos de identificação pessoal e incorporação de negócios que provem quem são e o país em que operam, informou a empresa em uma publicação Desde 2018, o Google exigia verificação de identidade apenas para anunciantes políticos que compravam a divulgação de anúncios políticos. Um processo de verificação também é frequentemente usado para filtrar anunciantes de baixa qualidade, como os que tentaram vender máscaras médicas falsas durante a pandemia de coronavírus. A empresa disse que começará a verificação dos anunciantes em fases nos Estados Unidos, e que depois vai expandir a política globalmente. É esperado que o processo demore alguns anos para ser concluído. O Google disse que, com isso, os usuários poderão visualizar informações sobre o anunciante por trás dos anúncios que veem, veja no exemplo: Google irá exigir identificação de anunciantes e disponibilizará informação para usuários. Divulgação/Google "Essa mudança tornará mais fácil para que as pessoas possam entender quem é o anunciante por trás da publicidade que vêem no Google e ajudá-las a tomar decisões informadas quantos estiverem usando os controles de anúncio", escreveu John Canfield, diretor de gerenciamento de produto, em publicação no blog do Google.