Organizações também manifestaram preocupação com o declínio do financiamento comercial necessário para garantir que importações de alimentos e suprimentos médicos cheguem a países que mais precisam. O Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial do Comércio (OMC) alertaram nesta sexta-feira (24) que as restrições à exportação de suprimentos médicos e alimentos "podem ser perigosamente contraproducentes", à medida que os países enfrentam a pandemia de coronavírus.
Em uma declaração conjunta pedindo cautela sobre essas restrições, as duas organizações também disseram estar preocupadas com o declínio do financiamento comercial necessário para garantir que as importações de alimentos e suprimentos médicos cheguem aos países que mais precisam.
O FMI e a OMC disseram que as restrições à exportação "interrompem as cadeias de suprimentos, deprimem a produção e desviam produtos e trabalhadores escassos e críticos para longe de onde eles são mais necessários. Outros governos respondem com suas próprias restrições."