Taxa para empréstimos que visam áreas em dificuldades da economia foi reduzida em 20 pontos básicos, de 3,15% para 2,95%. O banco central da China cortou a taxa de juros sobre seu instrumento de empréstimo direcionado de médio prazo (TMLF) nesta sexta-feira (24), após reduções similares nos custos de empréstimo em outras ferramentas de liquidez nas últimas semanas para sustentar a economia.
O Banco do Povo da China disse que reduziu a taxa de juros de um ano sobre a TMLF em 20 pontos básicos, de 3,15% para 2,95%.
No mesmo comunicado, o banco central afirmou que injetou 56,1 bilhões de iuanes (US$ 7,93 bilhões) na economia nesta sexta-feira, quando venceriam 267,4 bilhões de iuanes em empréstimos da TMLF.
Os empréstimos da TMFL visam áreas em dificuldades da economia. A diferença entre a MLF de um ano e a TMLF foi efetivamente apagada após a medida desta sexta-feira. A diferença foi mantida em 10 pontos na operação anterior em janeiro. A MLF de um ano está agora em 2,95%.
"O papel da TMLF como alternativa de baixo custo à MLF está diminuindo, já que há várias medidas já fornecendo financiamento mais barato", disse Frances Cheung, chefe de macroestratégia de Ásia do Westpac.