Com o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os desempregados estão tendo que fazer o pedido online. Trabalhadores que perderam o emprego em plena pandemia do novo coronavírus estão relatando dificuldades para conseguir o seguro-desemprego. Com o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os desempregados estão tendo que fazer o pedido online. Entre as queixas estão impossibilidade de concluir o pedido no site e aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e de obter informações pela central 158. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia esclareceu ao G1 que, desde a decisão de fechamento das agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine), de responsabilidade administrativa de estados e municípios, por causa da pandemia, tem redobrado os esforços para garantir o atendimento não presencial de solicitação do seguro-desemprego. Entre as providências estão o atendimento remoto das unidades de atendimento federais do Ministério da Economia para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online (veja mais informações abaixo). A analista financeira Priscila Nogueira está desde a semana passada tentando se cadastrar para conseguir o seguro-desemprego Arquivo pessoal Falha no processo A analista financeira Priscila Nogueira, de 33 anos, foi desligada da empresa em que trabalhava por seis anos no dia 30 de março devido à pandemia. Na semana passada, ela fez a homologação da sua demissão e tentou dar entrada no seguro-desemprego via site. Na hora de finalizar, segundo ela, veio uma mensagem de que o processo estava em desacordo com a legislação. “Depois disso eu olhei o status do pedido e apareceu que está aguardando confirmação no posto do Sine. Antes da pandemia era assim, mas agora os postos estão fechados. Eles me dão como alternativa entrar em contato pelo telefone 158, porém não consigo, as chamadas estão sobrecarregadas, não consigo falar”, conta. Priscila diz que conhece outras duas pessoas que estão na mesma situação que ela. A analista financeira foi demitida juntamente com outros cerca de 200 funcionários de uma empresa de moda esportiva. O almoxarife Ezequiel Pereira Elias relata dificuldades para concluir o pedido do seguro-desemprego Arquivo pessoal Pedido de confirmação O almoxarife Ezequiel Pereira Elias, de 31 anos, foi desligado da empresa no dia 7 de abril também por causa da pandemia. Ele conta que fez a homologação no último dia 16 e, no dia 17, deu entrada no seguro-desemprego pelo aplicativo. “Quando terminei de fazer a solicitação, apareceu a quantidade e valores das parcelas, mas do nada sumiu tudo e veio uma mensagem falando que meu seguro-desemprego tinha sido notificado, que era preciso ir ao posto do Sine para confirmação”, afirma. Ezequiel também tentou obter informações pelo telefone 158, mas veio a mensagem de que o número não existia. “Estou desesperado porque tenho contas para pagar, aluguel. Não tenho para onde correr”, comenta. Auxílio por e-mail A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou que as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail aos segurados que encontram problemas na realização da solicitação pelo site ou pelo aplicativo. No estado de São Paulo, por exemplo, o e-mail é trabalho.sp@mte.gov.br. Em cada unidade da Federação é preciso trocar a sigla do estado para a do local desejado (trabalho.mg@mte.gov.br para Minas Gerais, trabalho.rj@mte.gov.br para Rio de Janeiro e assim por diante). Para assegurar o atendimento da demanda em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, foi estabelecida uma fila única nacional que aproveita a capacidade instalada das demais regiões no processamento dos pedidos direcionados a essas unidades da Federação. Ainda de acordo com a secretaria, está em andamento a contratação em modalidade emergencial de ampliação das posições de atendimento da central Alô Trabalho 158. “A suspensão do atendimento presencial e o redirecionamento da demanda para o telefone têm congestionado essa opção de prestação remota do serviço. Para minimizar esses problemas relatados pelos cidadãos, foram adotadas soluções alternativas pelas unidades de atendimento federais do Ministério da Economia, que estão funcionando em atendimento remoto para oferecer suporte a quem encontra dificuldades com as solicitações online”, informou. A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ressalta que o seguro-desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial. “Além do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos, há a opção do Portal de Serviços do governo federal gov.br, em que a solicitação do seguro-desemprego está em destaque logo na entrada da página”, afirma. Links para solicitar o seguro-desemprego É possível solicitar o seguro-desemprego pela internet – clique aqui para acessar. É possível ainda entrar com a solicitação pelo aplicativo para celular "Carteira de Trabalho Digital", disponível para iOS e Android. Se o usuário estiver com problemas no login e senha, o canal para ser atendido é este: https://portaldeservicos.economia.gov.br/atendimento/ Os serviços relacionados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como carteira de trabalho, seguro-desemprego e denúncias ou orientações trabalhistas, também podem ser acessados pela internet, na página oficial do governo: https://www.gov.br/pt-br/temas/trabalho-emprego É possível ver detalhadamente cada um destes serviços na página da Secretaria do Trabalho Além do 158, cada uma das 27 superintendências regionais têm os e-mails de atendimento citados acima. Aplicativo da Carteira de trabalho digital Divulgação