Golpistas se aproveitam de maior uso de serviços de digitais para criar novas estratégias para roubar dados de clientes. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou um alerta sobre o aumento de golpes durante a pandemia do coronavírus, devido à maior adesão dos clientes aos canais digitais das instituições financeiras para evitar aglomerações e combater a proliferação do vírus.
Como saber se você está baixando um aplicativo legítimo ou oficial
Os golpistas criam armadilhas para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes. Além disso, levam os usuários dos canais digitais a fazer pagamentos em benefício de criminosos.
A Febraban alertou em especial para o golpe do “falso motoboy”. Após roubar dados sigilosos, os criminosos entram em contato, fazendo-se passar pelo banco, para comunicar transações suspeitas com o cartão de crédito. Indicam que um motoboy será enviado para recolher o cartão supostamente clonado para cancelar compras irregulares.
Segundo Walter de Faria, diretor-adjunto de Operações da Febraban, os bancos nunca enviam funcionários para recolher os cartões. “Quando for descartar o cartão, é importante inutilizar o chip para impedir que novas compras sejam feitas”, diz.
Os criminosos criaram também aplicativos falsos relacionados ao auxílio emergencial que o governo federal está distribuindo para as famílias afetadas economicamente pelo isolamento social.
Faria recomenda que os clientes desconsiderem qualquer informação que não esteja nos canais oficiais dos governos e empresas e, em caso de dúvida sobre a veracidade de uma mensagem ou conteúdo, interrompa a operação e entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.