Principais transações bancárias podem ser feitas pelo computador, tablet, aplicativo para celular e até por atendimento telefônico. Primeiro passo é cadastrar senha de acesso, ligando para a Central de Relacionamento ou SAC do banco. Agência bancária em Copacabana, no Rio, registra longa fila nesta primeira segunda-feira (6) de abril Marcos Serra Lima Em meio à pandemia do coronavírus, quando é cobrado da população permanecer em casa, ir a uma agência bancária é, na grande maioria das vezes, desnecessário. É possível fazer quase todas as transações bancárias sem precisar sair de casa: basta ter acesso a telefone ou internet. Todos os grandes bancos oferecem aos seus clientes atendimento digital. Seja pela internet, aplicativo de celular ou pelo atendimento telefônico é possível fazer pagamentos, transferências e até contratar empréstimo ou negociar o pagamento de dívidas. Os aplicativos para celular dos bancos, em geral, oferecem maiores comodidades como, por exemplo, a leitura do código de barras das contas, eliminando a necessidade de digitar os extensos números. Como acessar os canais digitais do meu banco? Para usar os canais digitais de cada banco é necessário fazer um cadastro prévio. Cada banco tem regras específicas para autorizar os clientes a fazerem as transações eletrônicas, seja pelo atendimento telefônico, internet ou aplicativo. O primeiro passo para quem não tem acesso digital é ligar para a Central de Relacionamento ou para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) do banco – o número do telefone vem informado no verso do cartão bancário. A partir desta ligação o cliente será informado sobre o passo a passo para cadastramento de senhas e uso dos serviços eletrônicos. Atendimento presencial restrito Os cinco maiores bancos brasileiros – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander e Itaú Unibanco – permanecem com atendimento pessoal, mas com restrições. A orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é para que as agências funcionem das 10h às 14h, atendendo idosos, gestantes e pessoas com deficiência exclusivamente das 9h às 10h. Mas, a recomendação principal é priorizar os canais de autoatendimento digital. Os três bancos privados criaram páginas especiais relacionadas ao coronavírus, com tutoriais para os clientes que não estão familiarizados com atendimento eletrônico. Veja abaixo os telefones e sites dos principais bancos: Caixa Econômica Federal Canal de relacionamento – 3004 1105 SAC – 0800 726 0101 Site: http://www.caixa.gov.br/ Banco do Brasil Canal de relacionamento – 4004 0001 SAC 0800 729 0722 Site: https://www.bb.com.br/ Bradesco Canal de relacionamento – 3003 0237 SAC – 0800 704 8383 Site: https://banco.bradesco/coronavirus/index.shtm Itaú Canal de relacionamento – 4004 4828 SAC – 0800 728 0728 Site: https://www.itau.com.br/coronavirus/ Santander Canal de relacionamento – 4004 3535 SAC – 0800 762 7777 Site: https://br.superamosjuntos.com/ Cuidado para não cair em golpes Somente informe seus dados quando você tiver entrado em contato com o banco através dos canais oficiais. Não se deve informar nenhum tipo de dado por mensagens SMS ou Whatsapp. Por telefone, só informe se foi você quem tiver ligado para o banco. Se tiver dúvidas quanto ao telefone certo para o qual deve ligar, basta conferir no verso do cartão ou acessar o site oficial do banco. Cuidado também com links enviados por email ou mensagens de celular. O mais seguro é sempre digitar, você mesmo, o endereço que deseja acessar. Os bancos não enviam motoboys em casa ou no trabalho do cliente para recolher cartão.