Mesmo com tombo nas vendas do comércio, procura por alguns produtos relacionados ao trabalho ou isolamento dentro de casa disparou. Veja ranking de itens mais buscados por categoria. Home office tem regras específicas; empresa deve fornecer equipamentos necessários Divulgação A pandemia de coronavírus fez disparar a procura por produtos não só de limpeza, mas também de itens relacionados ao home office, ensino a distância e isolamento dentro de casa. É o que mostra levantamento do buscador de preços Zoom. Mesmo com o tombo das vendas do comércio, as buscas na internet por produtos como headphone com microfone, webcam, tablet, bicicleta ergométrica, academia de musculação, halteres, cadeira, mesa infantil e churrasqueira portátil cadeira chegaram a crescer até mais de 900% após as medidas de restrição de funcionamento de lojas e recomendações das autoridades para o distanciamento social. Alimentos, farmácia, brinquedos: vendas on-line crescem durante quarentena e levam empresas a mudar rotinas Vendas online de supermercados quase dobram após o coronavírus, entregas atrasam e exigem investimentos das empresas O levantamento do Zoom comparou as buscas feitas entre o período de 21 de março a 2 de abril com as realizadas entre 8 e 20 de março. Veja abaixo os itens que tiveram maior aumento de procura no comércio eletrônico, por categoria e lista geral de produtos: Supermercado online Álcool: 983% Detergente: 410% Ovo de Páscoa: 328% Mistura para bolo e doces: 221% Desinfetante: 208% Esporte e lazer Anilhas: 937% Estação de musculação e ginástica: 656% Elástico/extensor para exercícios: 616% Halteres: 604% Bicicleta Ergométrica: 352% Informática Webcam: 350% Cartucho e toner: 63% Teclado: 59% Modem e Roteador: 49% Tablet: 31% Celular e telefonia Headset para telefone: 143% Chip para celular: 120% Outros acessórios para celular e smartphone: 17% Bateria de Celular: 10% Capa e Película para Celular: 3% Games Cadeira gamer: 107% Acessórios para consoles de videogame: 102% Console de videogame: 72% Jogos PS4: 43% Controle/joystick: 40% Brinquedos Quebra-cabeça: 460% Jogos de tabuleiro/board games: 219% Mesa e cadeira infantil: 105% Pula-pula, cama elástica e tobogã: 76% Bonecas: 38% Beleza e saúde Termômetro clínico: 232% Produto para acne e pele oleosa: 176% Máquina de cortar cabelo: 70% Inalador e nebulizador: 68% Adstringente e limpeza facial: 44% Home offIce: aos poucos, empresas e funcionários vão se adaptando à nova rotina Ranking de produtos com maior aumento de buscas Tablet DL Eletrônicos 8GB LCD 7" Android 5.1 (Lollipop) PlayKids: 17.152% Apple iPhone XR Vermelho 256GB 12.0 MP Apple A12 Bionic 2 Chips iOS 12: 7.808% Smart TV TV LED 39" Philco Netflix PTV39G50S 2 HDMI: 6.330% Headphone com Microfone Sony MDR-XB450AP: 4.337% Smart TV TV LED 50" Philco 4K Netflix PTV50G70SBL 4 HDMI: 3.917% Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial A5 – Kikos: 1.549% Academia de Musculação Polimet 0279: 1.485% Headphone JBL C300SI: 1.187% Bicicleta Ergométrica Spinning F3i – Kikos: 1.104% Bicicleta Mountain Bike South Bike 21 Marchas Aro 29 Mecânico Legend: 1.103% Churrasqueira Carvão Art & Sabor Chef Alumínio: 1.011% Estação de Musculação WCT Fitness Voador Completo Multi-uso: 964% Samsung Galaxy S9 Usado 128GB 12.0 MP 2 Chips Android 8.0 (Oreo): 833% Fogão de Piso Atlas Tropical Glass 4 Bocas Acendimento Automático: 673% Bicicleta Ergométrica Vertical Residencial EX 450 – Dream Fitness: 665% Notebook Positivo Stilo Intel Core i3 6006U 6ª Geração Home XC7660: 661% Bicicleta Ergométrica Spinning Residencial F5i – Kikos: 640% Academia de Musculação Polimet SP-3300 Pro: 592% Apple iPhone 7 Usado 32GB 12.0 MP Apple A10 Fusion iOS 10: 568% Apple iPhone X Usado 64GB Câmera Dupla Apple A11 Bionic iOS 11: 565% Mudanças de hábitos O levantamento reflete as mudanças de hábitos trazidas pela pandemia, como a menor circulação de pessoas nas ruas e realização de um maior número de tarefas e de atividades de trabalho, estudo ou lazer dentro de casa. “O comércio eletrônico está cada vez mais em evidência por conta do distanciamento social para combate ao novo coronavírus e isso faz com o que o e-commerce se torne a principal alternativa para os lojistas continuarem vendendo diante do cenário. Vemos um aumento muito expressivo de itens que os consumidores estavam habituados a comprar no varejo físico, como itens da categoria de supermercado online, principalmente álcool gel. É possível notar também aumento da procura por itens para preparar o ambiente para trabalhar e fazer as atividades do dia a dia em casa", afirma Thiago Flores, CEO do Zoom & Buscapé. Apesar do aumento da demanda pelas lojas online, a atividade do comércio brasileiro teve em março queda recorde de 16,2%, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) citou dados do serviço de georreferenciamento do Google, mostrando uma queda de 71% da circulação de consumidores no varejo de rua, shopping centers, livrarias e cinemas. Outro estudo da Kantar apontou que 23% dos brasileiros já dizem estar fazendo home office nesse período de pandemia e que 78% dos entrevistados disseram que buscam sair de casa somente para o necessário. Pesquisa do IBGE divulgada no final do ano passado mostrou que o home office correspondia em 2018 a apenas ,2% do total de trabalhadores ocupados no pais. Os dados da Kantar também apontam para um salto no volume de compras de produtos para higiene pessoal, limpeza e cuidados com a casa. Foi registrado um crescimento de 211% na compra de papel higiênico, 98% de produtos para cuidados com a casa, 79% de detergentes e 73% de cereais. A consultoria também listou categorias de produtos com maior potencial de redução da demanda como maquiagens e removedores, depiladores e lâminas, desodorantes, produtos para banho, fragrância e antisséptico bucal. “As mudanças nos hábitos em relação à barba tendem a ser importantes, considerando que 32% dos homens afirmam se barbear estritamente por motivos profissionais. O consumo de desodorantes também está em risco, considerando que 40% de suas ocasiões de consumo no Brasil são relacionadas a se preparar para trabalhar ou ir à escola”, avalia Elen Wedemann, Managing Director Brasil da Kantar.