Imagem em circulação nas redes sociais mostra que havia muita gente nos bastidores da apresentação dos cantores sertanejos. ♪ ANÁLISE – Assunto na internet ao longo da madrugada deste domingo, 5 de abril, a live da dupla sertaneja Jorge & Mateus tem gerado comentários e, com razão, vem sendo condenada no tribunal das redes sociais de forma inapelável. Intitulada Na garagem e patrocinada por marca de cerveja, com apoio de um restaurante, a longa live dos cantores na noite de sábado, 4 de abril, contabilizou 3,1 milhões de acessos simultâneos ao longo das quatro horas e meia de duração. Pareceu até show profissional, no estilo de apresentações acústicas que, não raro, geram registros audiovisuais no universo sertanejo. A questão é que uma imagem dos bastidores do evento, exposta em redes sociais, mostrou que havia pessoas demais no espaço armado para o show na casa do empresário da dupla. E uma imagem vale por mil palavras, como diz o clichê. Por mais que Jorge & Mateus tenham enfatizado na live a necessidade do distanciamento social para a contenção da pandemia de coronavírus e por mais que (de acordo com a assessoria dos cantores) tenham seguido as normas de segurança do Ministério da Saúde, com o uso de luvas e álcool gel pelos 18 profissionais envolvidos na produção, a imagem falou mais alto e insinuou um clima de festa, de confraternização. Tudo o que não é permitido em tempos de quarentena. Imagem da live da dupla Jorge & Mateus com muita gente no mesmo espaço Reprodução / Internet O efeito do mau exemplo é potencializado pelo alcance massivo do som da dupla. Se a insinuação de aglomeração tivesse acontecido em imagem de live de um artista da cena indie, o exemplo seria ruim da mesma forma. Mas o alcance da imagem seria menor e, portanto, teria consequências menores. Numa live que mobilizou milhões de seguidores da dupla, a questão se torna grave porque, sabe-se, há ainda uma resistente parcela da população do Brasil que contraria as normas da quarentena e insiste em circular nas ruas, favorecendo a propagação do coronavírus. A imagem exposta nas redes sociais com várias pessoas nos bastidores da live de Jorge & Mateus mostra que, a rigor, foi driblada a regra de isolamento social. Até porque não havia necessidade da presença de tanta gente no mesmo ambiente. Qual a necessidade de um garçom circular ali, servindo a cerveja da empresa patrocinadora? Nenhuma. Ficou claro que a intenção foi tão somente justificar o patrocínio obtido para a produção da live. Como o mal já está feito, espera-se tão somente que nenhum outro artista vá reproduzir em lives futuras o mau exemplo de Jorge & Mateus.