Medidas visam garantir o fornecimento de ração para os animais e preço equilibrado dos produtos no mercado. A Rússia vai vender 1 milhão de toneladas de grãos de suas reservas estatais no mercado doméstico com o objetivo de garantir ofertas e manter os preços baixos durante a pandemia de coronavírus, disse nesta terça-feira (31) o Ministério da Agricultura do país.
A pasta, que possui 1,8 milhão de toneladas de grãos em estoque, a maior parte na Sibéria, afirmou na semana passada que estava se preparando para a medida. O ministério também propôs limitar as exportações de grãos da Rússia de abril a junho por causa da pandemia.
"Essas medidas vão garantir a quantidade necessária de grãos para os propósitos de alimentação e ração, reduzir os preços dos grãos e evitar uma disparada nos preços de produtos alimentares ao consumidor", disse em comunicado o ministro da Agricultura russo, Dmitry Patrushev.
No geral, a situação de oferta de produtos socialmente importantes, bem como os preços, não é um motivo de preocupação, acrescentou o ministro.
O governo ainda não aprovou a proposta do Ministério da Agricultura para limitar as exportações de grãos russas em 7 milhões de toneladas entre abril e junho, mas o Ministério da Economia afirmou na segunda-feira que apoia a medida.
Initial plugin text