Moradores de Itaboraí, na região metropolitana do Rio de Janeiro, contam agora com um espaço para ações culturais, esportivas e de desenvolvimento social. Com investimento de R$ 2,7 milhões, a Secretaria Especial da Cultura entregou no último sábado (11) a Estação Cidadania do bairro Nova Cidade. O equipamento tem 3 mil metros quadrados e dispõem de quadra poliesportiva, pista de skate, aparelhos de ginástica, playground, pista de corrida e caminhada, dois edifícios com salas multiuso, um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), biblioteca, telecentro e um cineteatro com capacidade para receber 60 pessoas.
“O equipamento cultural de três mil metros quadrados está em uma área de vulnerabilidade social, como é a vocação da Estação Cidadania. É uma comunidade bastante carente, mas com uma prefeitura bastante ativa nas questões sociais”, conta o secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural da Secretaria Especial da Cultura, Rodrigo Junqueira.
Cerca de 20 mil pessoas moram no bairro Nova Cidade. “A Estação Cidadania é vista como fundamental para o desenvolvimento cultural da região e a população está muito agradecida pela ação do governo federal”, destaca Junqueira.
A expectativa do secretário de Educação, Cultura e Turismo de Itaboraí, Osório de Souza, é que as crianças e os jovens do bairro preencham as horas vagas em atividades desenvolvidas na unidade. “A Estação Cidadania vai estar justamente garantindo a cidadania daqueles jovens, daquelas crianças que compõem aquela comunidade. Isso é uma oportunidade. As crianças não precisam de mais nada que não seja oportunidade. Elas precisam ocupar o seu tempo com atividades culturais, esportivas, recreativas”, enfatizou.
A Estação Cidadania do bairro Nova Cidade vai oferecer cursos e oficinas nas áreas de informática e de audiovisual no início do ano letivo. Esta é a 19ª Estação Cidadania entregue entre 2019 e 2020, somando mais de R$ 30 milhões de investimento do governo federal.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura