No dia 05 de dezembro, às 20 horas, haverá a última Quinta Instrumental do Sesc Cultura deste ano e quem sela a programação é a Orquestra Corumbaense de Viola Caipira. A apresentação será na sala de música e é gratuita, limitada à lotação do espaço, que é de 80 pessoas.
A Orquestra Corumbaense de Viola Caipira nasceu em 2012, como um projeto social que o instituto Acaia Pantanal desenvolvia em sua ONG, com 30 alunos. Dois anos depois foi firmada parceria com Sesc por uma gestão compartilhada e em 2015 o projeto foi assumido integralmente pelo Sesc.
Os alunos frequentam aulas técnicas para aprendizagem musical, história do instrumento e de sua propagação pelo mundo até chegar ao Brasil, suas origens nacionais e heranças de tradição, as entoadas pertinentes ao instrumento, estudo de repertório popular e erudito, estudos de arranjos e harmonia.
“A Orquestra Corumbaense de Viola Caipira tem como identidade cultural o estímulo, incentivo e resgate dos ritmos que permeiam o ideário do nosso cancioneiro popular: a guarânia paraguaia, o chamamé argentino e o rasqueado sul-mato-grossense”, explica a gerente do Sesc Corumbá, Marcelle Saboya.
A apresentação da OCVC no Sesc Cultura será composta por um repertório valorizando a música sul-mato-grossense, reforçando a identidade cultural e musical influenciada pela fronteira, e de arranjos de músicas de outros estilos como, por exemplo, “O Milionário”, gravada pela famoso grupo da Jovem Guarda chamado “Os Incríveis”.
Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. O funcionamento é de terça-feira a sábado das 13h às 21h30 e da Central de relacionamento: 13h às 17h30 e das 19h às 21h30. A Biblioteca atende das 13h às 21h30 e a Galeria de Arte fica aberta das 13h às 21h30. Acompanhe a programação no site sesc.ms
Fonte: Infinito Assessoria