A busca pelas baleias nova-iorquinas começa no Queens, na Jamaica Bay, de onde sai o barco e onde encontra pessoas que também estranharam a notícia de que há baleias em Nova York. Baleias voltam a ser vistas em Nova York
A Crônica do JH viaja para Nova York e mostra uma atração gigantesca, mas que nem todo mundo sabe que existe por lá. São as baleias!
Elas vão para Nova York atrás da mesma coisa que turistas do mundo inteiro. Ficou curioso? Veja a reportagem do correspondente Tiago Eltz:
Uma das maiores e mais frenéticas cidades do mundo. Uma mega metrópole visitada por milhões de pessoas. Só na Times Square passam mais de 300 mil turistas… por dia! E na cidade que nunca para, tem gente que vem pelas luzes, pelos shows, pela arquitetura, pelas baleias…
Isso mesmo! Baleias. E não é a baleia cenográfica em algum show da Broadway. Eu tô falando de baleia de verdade, na natureza, selvagem. Eu também estranhei e fui conferir.
A busca pelas baleias nova-iorquinas começa no Queens, na Jamaica Bay, de onde sai o barco e onde encontro pessoas que também estranharam a notícia de que há baleias em Nova York.
A turista que trouxe os filhos e uma amiga diz: eu pensei que teria que ir para o Alasca para ver baleias.
O barco parte, uma navegação tranquila e razoavelmente curta. Os arranha-céu da cidade ainda estão ali, no horizonte, quando o barco reduz a velocidade e o guia começa os avisos: olhem a frente, do lado direito, do lado esquerdo… E todos andam de um lado para o outro, olhos atentos e câmeras a postos… E lá está ela!
Primeiro meio longe. Uma nadadeira para fora d’água, uma respirada… Quase um ensaio para o que está por vir. Os peixes são o sinal, todos prendem a respiração e 29 toneladas graciosamente saltando para fora d’água.
O salto da jubarte é para encher a boca. Boa parte do cardume é abocanhado em uma única mordida. Na maioria das vezes não há como saber onde elas vão aparecer. Então você vai conseguir ver muito bem… Já filmar é outra história!
Celia é da ONG que monitora e tenta catalogar as baleias. A ambientalista conta que em 2011 elas foram vistas só cinco vezes. No ano passado, 272 vezes. Já foram identificadas 118 baleias diferentes.
Eu falo que Nova York é uma cidade muito turística e que a gente pode dizer que as baleias estão vindo por causa de um dos atrativos da cidade: a comida.
Celia explica que as baleias começaram a voltar ao litoral de Nova York cerca de uma década atrás porque a baía nunca esteve tão limpa e tão cheia de peixe. Mas as águas tão próximas de uma área urbana não ficaram limpas assim de um dia para o outro.
Tudo começou na década de 70, quando o governo federal criou a chamada lei da água limpa. É a principal lei que regula os níveis de poluição das águas, define as responsabilidades de estados e municípios e fornece ajuda para o saneamento.
Em Nova York ela foi aplicada à risca. Os rios que cercam a ilha de Manhattan já foram muito poluídos e todo o esgoto ia parar no mar. Hoje os rios renasceram e, em época de verão, o eixo da cidade se transporta para margens do Hudson e do East River.
Os nova-iorquinos, assim como as baleias, adoram essas águas!