O governo federal está investindo no fomento a atividades culturais no Brasil. As empresas Eletrobras vão desembolsar R$ 6,35 milhões no apoio a projetos de artes cênicas e patrimônio cultural imaterial. As inscrições para o edital de seleção podem ser feitas até 23 de agosto. Já a Caixa divulgou os 150 projetos vencedores do programa de ocupação de seus espaços culturais em sete cidades: Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com o programa, o banco investe R$ 17,6 milhões em cultura somente no segundo semestre de 2019.
“Nós estamos bastante satisfeitos com o lançamento da sétima edição do programa cultural da Eletrobras, que havia sido prometido pelo presidente da estatal, Wilson Ferreira Júnior, ao ministro Osmar Terra, e também com o resultado do edital de ocupação dos espaços culturais da Caixa em várias capitais do País”, afirma o secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires. “Esperamos que outras estatais também possam, em breve, lançar editais de fomento à cultura brasileira”, acrescenta.
O edital da Eletrobras prevê o apoio a projetos culturais em dois segmentos: a) artes cênicas/teatro, subdividido em produção de teatro adulto (obras inéditas), produção de teatro infantojuvenil (também obras inéditas), circulação de espetáculos teatrais (não inéditos) e festivais de teatro; e b) patrimônio cultural imaterial, dividido em pesquisa, documentação e informação, salvaguarda e sustentabilidade, promoção e difusão e capacitação e transmissão.
Podem participar pessoas jurídicas sem fins lucrativos de natureza cultural e pessoas físicas que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil. As inscrições devem ser realizadas neste link [http://www.eletrobras.com/psa]. O resultado será divulgado até 17 de outubro, com contratações de 21 de outubro a 13 de dezembro de 2019. Acesse o edital e o Manual do Proponente.
Programa de Ocupação dos Espaços da Caixa Cultural
Os 150 projetos selecionados no Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2019 estão disponíveis neste link.
Entre os vencedores, 36 são itinerantes e realizarão atividades em mais de um dos centros culturais mantidos pelo banco. Somente em 2018, os espaços da Caixa Cultural receberam mais de 1,4 milhões de visitantes.
A seleção contemplou projetos nas áreas de artes visuais, teatro, dança, música, cinema e vivências, que serão realizados a partir de agosto pelas sete unidades da Caixa Cultural. Foram inscritos 4.554 projetos de todo o País, os quais foram escolhidos respeitando a proporção prevista em regulamento de pelo menos 10% de representatividade de cada região. Além disso, a Caixa priorizou o apoio a artistas em ascensão ou iniciantes, que representam 80% do total de projetos aprovados.
“O incentivo da Caixa estimula o crescimento da produção cultural nos quatro cantos do Brasil. O investimento ratifica o compromisso do banco em criar valor para toda a sociedade brasileira, oferecendo lazer, entretenimento, oportunidades e inclusão”, destaca o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania