O secretário especial da Cultura do Ministério da Cidadania, Henrique Pires, deu as boas-vindas nesta segunda-feira (5) ao novo secretário do Audiovisual, Ricardo Fadel Rihan. Durante o encontro, foram discutidos os temas prioritários para o setor, assim como os próximos passos da gestão.
Gaúcho de Porto Alegre, Rihan trabalhou por dez anos como executivo nos maiores grupos de comunicação brasileiros. Depois, por igual período, atuou como produtor de cinema. É formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em negócios internacionais na Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Business School São Paulo.
“Venho do setor audiovisual, então, tenho facilidade para perceber o que é importante para ele, além de ter sensibilidade para entender quem está lá na ponta gerando emprego e desenvolvendo propriedade intelectual e gerando oportunidade intelectual. É uma área em que o Brasil tem muita competência e pode ser líder mundial”, destaca Rihan. “Temos que ter um olhar para esse setor, que é estratégico não só do ponto de vista cultural, de preservação da nossa cultura, mas também do ponto de vista econômico”, completou.
Secretaria do Audiovisual
A Secretaria do Audiovisual (SAv) tem como competências a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, respeitadas as diretrizes da Política Nacional do Cinema e do Audiovisual e do Plano Nacional de Cultura. Tem ainda como competência a fiscalização da execução das metas firmadas entre o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). A promoção internacional, bem como a elaboração de acordos, tratados e convenções internacionais sobre audiovisual e cinema, também cabem à secretaria. Estão sob sua responsabilidade ainda a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv).
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania