O gaúcho Ricardo Fadel Rihan foi nomeado, nesta segunda-feira (29), secretário do Audiovisual da Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Formado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e com especialização em negócios internacionais na Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Business School São Paulo (BSP), Rihan atuou por vinte anos como produtor audiovisual e executivo dos maiores grupos de comunicação brasileiros. Também foi vice-presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA).
Para Rihan, o audiovisual nacional deve buscar uma maior abertura de mercado, com mais facilidade para importação de equipamentos e menos travas para a vinda de profissionais do exterior para o Brasil. “Sou a favor de uma maior abertura do mercado com o objetivo de atrair investimentos e gerar empregos, resguardando a nossa riquíssima diversidade cultural e a propriedade intelectual dela derivada”, comenta.
Como produtor, à frente da lightHouse, foi pioneiro na produção de filmes espíritas. Coproduziu “As Mães de Chico Xavier” (2011) e foi produtor associado de “O Filme dos Espíritos” (2011). Produziu também os longas-metragens “Paixão, Suor e Graxa – os pioneiros do automobilismo brasileiro” (2015), “Real – O Plano por Trás da História” (2017) , “Guerreiros da Selva” (2017), “Fashion Click” (2017) e os ainda inéditos “Em Busca de Kardec” e “Juju Boot Camp”.
“Os desafios e as oportunidades para o Audiovisual são imensos, pois o Brasil é um dos maiores consumidores de conteúdo digital do mundo. Temos que manter o foco na busca de maior eficiência e competitividade”, destaca Rihan.
Sobre a Secretaria do Audiovisual
A Secretaria do Audiovisual (SAv) tem como competências a formação, produção inclusiva, regionalização, difusão não comercial, democratização do acesso e preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, respeitadas as diretrizes da política nacional do cinema e do audiovisual e do Plano Nacional de Cultura. Possui ainda como competência a fiscalização da execução das metas firmadas entre o Ministério da Cidadania e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). A promoção internacional, bem como a elaboração de acordos, tratados e convenções internacionais sobre audiovisual e cinema, também cabem à secretaria. Estão sob sua responsabilidade ainda a Cinemateca Brasileira e o Centro Técnico Audiovisual (CTAv).
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania