Você sabe o que fazer para que a biblioteca pública do seu município seja mais atuante, desenvolvendo projetos e programas que beneficiem a população? Esse é o tema do programa Bate-papo com a CNM, a Confederação Nacional de Municípios, que será transmitido ao vivo a partir das 10h desta sexta-feira (5), por meio dos perfis da Confederação no Facebook e no Youtube.
O Ministério da Cidadania será representado no programa pela Coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Ana Maria da Costa Souza. Além de suas funções na SNBP, Ana também assumiu, este ano, a presidência do Programa Ibero-americano de Bibliotecas (Iberbibliotecas). Já a CNM estará representada pela técnica da área de Cultura, Ana Clarissa Fernandes de Souza.
As convidadas irão falar sobre boas práticas em bibliotecas municipais. Nesta semana, o site da CNM publicou uma série de reportagens com casos de programas e projetos bem sucedidos nas bibliotecas públicas brasileiras. A coordenadora do SNBP também falará sobre o Sistema e como os municípios podem se favorecer das políticas de incentivo para a área.
Sobre o SNBP
O Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) foi criado em 1992 com o objetivo proporcionar à população bibliotecas públicas estruturadas e atuantes, a fim de favorecer a formação do hábito de leitura e de estimular as comunidades. O SNBP atua em articulação e parceria com 27 Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas (SEBPs) para fortalecer as ações de estimulo ao livro, à leitura e às bibliotecas. Atualmente, há 6.057 bibliotecas públicas em todo o País.
Ainda que as Bibliotecas dos estados e municípios estejam subordinadas às administrações estaduais e municipais, todas são vinculadas ao SNBP. Elas podem se beneficiar das políticas federais, por exemplo, por meio de acordos de cooperação que incluem a assessoria técnica, programas de formação e de capacitação de seus profissionais, todos oferecidos pelo sistema. Além disso, também podem participar de editais públicos, como o Bibliotecas Digitais, entre outros.
Para saber mais sobre o SNBP, visite acesse snbp.cultura.gov.br
Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania