Primeiro longa-metragem colorido dirigido por Glauber Rocha, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro completa 50 anos de lançamento. Em comemoração, o longa será exibido em versão restaurada na sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a partir das 20h desta quarta-feira (19), Dia do Cinema Brasileiro, com entrada franca. A sessão contará com a presença do diretor de fotografia do filme, Affonso Beato, convidado para um debate com o público, e será precedida por entrevistas inéditas de Eduardo Escorel e Zelito Viana, respectivamente montador e produtor da obra.
Cineasta de importância mundial e figura fundamental da cinematografia brasileira, Glauber Rocha foi líder teórico e prático do Cinema Novo e um dos responsáveis pelo prestígio internacional do movimento. Seus três filmes paradigmáticos, Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Terra em Transe (1967) e O Dragão da Maldade (1969), foram lançados com grande repercussão de público e crítica, consolidando o prestígio do cineasta no Brasil e no mundo.
Por O Dragão da Maldade, Glauber Rocha recebeu, em 1969, o Prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes. Segundo observa a professora e escritora Zulmira Ribeiro Tavares, o filme tem a qualidade de levar o espectador a refletir de modo minucioso, devido ao rigor da relação entre as cenas e a montagem.
Affonso Beato
Um dos mais renomados fotógrafos do cinema brasileiro, carrega em seu nome artístico as siglas ASC – American Society of Cinematography – e ABC – Associação Brasileira de Cinematografia. Em 1965, fotografou seu primeiro filme, o curta-metragem O circo, de Arnaldo Jabor. Recebeu o Prêmio de Melhor Fotografia no Festival de Brasília por seu primeiro longa, Cara a Cara (Julio Bressane, 1967). Pela fotografia em cores de O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, recebeu reconhecimento internacional. Construiu uma sólida carreira que conta com cerca de 50 longas, 60 curtas e 300 comerciais.
Sobre o filme
Antônio das Mortes é contratado por um coronel para exterminar um bando de cangaceiros. No caminho, cruza com desmandos de jagunços e coronéis. Recebeu o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. Bela fotografia a cores de Affonso Beato, num dos mais populares filmes de Glauber.
Não recomendado para menores de 14 anos.
Ficha Técnica
Direção: Glauber Rocha
Ano de Produção: 1969
Duração: 96′
Formato de Exibição: Digital
Formato Original: 35mm
País de Origem: Brasil
Elenco: Maurício do Valle , Odete Lara, Othon Bastos, Hugo Carvana, Jofre Soares, Lorival Pariz, Emanuel Cavalcanti, Mário Gusmão, Vinícius Salvatori e Sante Scaldaferri.
Programação
Quarta-feira | 19/6
20h – Entrevistas | O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro | Debate com Affonso Beato
Assessoria de Comunicação
Cinemateca Brasileira
Secretaria Especial da Cultura
Ministério da Cidadania