- Ao adquirir um produto ou serviço turístico, peça sempre o contrato de prestação de serviços. Leia-o atentamente para certificar-se de que todas as cláusulas nele estabelecidas estão claras e para maior segurança, verifique se a empresa está cadastrada junto ao Ministério do Turismo: Site www.cadastur.turismo.gov.br – Clique em acessar sistema – Entrar como visitante – Consultar – Depois Indique o Estado – Cidade – Atividades a Pesquisar.
- Só assine o contrato se estiver de acordo com tudo o que nele está estabelecido. Isso vale para todos: agências de viagens, transportadoras turísticas, meios de hospedagem, organizadores de eventos e guias de turismo.
- Viagens e excursões devem sempre ser organizadas e operadas por agências devidamente cadastradas. E é obrigatório o acompanhamento de um profissional – o guia de turismo, devidamente formado e também credenciado junto ao Ministério do Turismo.
- O Guia de Turismo tem a obrigação de portar o crachá de identificação expedido pelo Ministério, em lugar visível, para que o turista possa identificar o seu nome, os idiomas que fala a categoria em que está cadastrado e o prazo de validade de sua credencial.
- A agência ou operadora deve cumprir a oferta publicitária (quando houver). Neste caso, guarde sempre todo o material promocional ou recorte de jornal que foram utilizados para promover a sua viagem ou excursão. Ele pode ser muito importante no caso de uma eventual reclamação ou ação contra a empresa.
ATENÇÃO!
- Caso tenha deixado para finalizar seu roteiro no destino visitado, procure os Centros de Atendimento ao Turista.
- Ao ser abordado por prestadores de serviços turísticos e se sentir pressionado ou molestado, procure:
- Delegacia de Proteção ao Turista: (067) 3368 6144
- Delegacia Virtual: www.pc.ms.gov.br
- Procon Mato Grosso do Sul: LIGUE 151
- AGEPAN – Agência Reguladora de Transportes – MS: www.agepan.ms.gov.br / 0800 600 05 06.
VACINAÇÃO
- É aconselhável vacinar-se contra a febre amarela 10 dias antes da viagem ao Pantanal.
- As vacinas são fornecidas gratuitamente pela Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, nos Aeroportos (Guarulhos, Congonhas – SP, Campo Grande – MS, Rodoviária em Corumbá – MS) em postos de vacinação e nas divisas dos Estados de MT e MS.
O QUE TRAZER
- Máquinas fotográficas, binóculos, mochilas pequenas, protetor solar, repelente de insetos, capa de chuva, calças compridas para passeios a cavalo, chapéus ou bonés, botas ou tênis, e roupas confortáveis para caminhadas e agasalhos para não ser surpreendido por uma queda brusca de temperatura.
TEMPERATURA
- Em Média: 30 ºC no verão e10° C no Inverno
Clima: Tropical semi – úmido (típico do pantanal)
- Na região as estações do ano são bem definidas; isto é: no verão o clima costuma ser bem quente e no inverno muito frio.
PESCA ESPORTIVA
- É obrigatório estar munido de Autorização Ambiental para a prática dessa atividade, cujo formulário está disponível nas agencias do Banco do Brasil no Estado, ou podem ser obtidos via internet através do site: www.imasul.ms.gov.br
MERGULHO
- As operadoras de mergulho fornecem roupas, nadadeiras, snorkel e máscara para os mergulhos de superfície e também alugam garrafas para mergulhadores autônomos
- Para a realização dos mergulhos autônomos é obrigatório ter curso de mergulho.
CUIDADOS
- Com a exposição ao sol, que pode causar insolação, andar nas trilhas e passeios somente acompanhado de guia local. Evitar tomar água dos rios, córregos e lagoas; não alimentar os animais e/ou aproximar-se muito deles. Uma certa distância é sempre recomendável em se tratando de animais selvagens, pois eventualmente eles podem representar perigo.
- Recomendações: Passeios, em sua maioria são seguros até para as crianças, exceto as de colo e, em alguns casos, para visitantes com limitações físicas.
Fonte: Ministério do Turismo do MS