A cultura nerd e os quadrinhos atingem as mais diversas camadas da sociedade, mas nem sempre ela é oferecida de forma democrática e acessível a todos. Eventos como a Comic Con, por maiores que sejam, costumam acontecer em grandes centros e com preços salgados, excluindo a periferia e quem vive longe desses centros – foi a partir de tal demanda reprimida que surgiu a PerifaCon, a primeira “Comic Con da Favela”, levando a cultura nerd também para as franjas da cidade.
A ideia surgiu de um grupo de 7 pessoas vindas da periferia, que quiseram justamente chamar a atenção das grandes marcas para esse público das periferias. “A PerifaCon veio para ficar, dá acesso e quebrar esteriótipos sobre o consumo nerd na quebrada, para além do consumo, somos produtores de conteúdo, seja HQ, ilustração, produção de conteúdo de jogos, programadores etc. Queremos propor integração para quem não tem dinheiro para acessar espaços com esse conteúdo. Queremos ser incluídos no calendário nerd da cidade de São Paulo e, quem sabe, do Brasil, com uma programação totalmente de gratuita!”, explica Andreza Delgado, uma das organizadoras.
O evento foi inicialmente custeado através de um financiamento coletivo, e contará também com o patrocínio da Chiaroscuro Studio, um grupo de artistas brasileiros que trabalham para gigantes como a Marvel, DC e Dark Horse – e que também trabalha na realização da Comic Con. A PerifaCon aconteceu no último dia 24 de março, das 10hs às 19hs, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo – onde reuniu cerca de 4 mil pessoas.
Fonte:Hypeness.com