Foi realizada ontem (20) a Sessão Solene de entrega da Medalha Conceição dos Bugres, edição 2019. Os deputados homenagearam os artesãos do estado de Mato Grosso do Sul, com a presença de artistas e representantes de entidades que trabalham com o fomento da produção artesanal no estado.
A abertura do evento ficou por conta do músico Zé Geral, que foi aplaudido pelo público após a apresentação da canção Qhyquyho, de Geraldo Espíndola. O neto de Conceição dos Bugres, Mariano Neto, marcou presença, e a Presidente do Sindicato dos Artesãos, Jane Clara Arguelho, esteve entre as personalidades que compuseram a mesa.
A Sessão Solene seria presidida pelo Deputado Barbosinha (DEM), o qual fez o requerimento para a realização do evento. No entanto, a irmã do Deputado faleceu na data de hoje e o presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Paulo Corrêa (PSDB), o substituiu conduzindo as homenagens. “É um grande honra para todos nós estarmos aqui, homenageando os artistas do nosso Estado. Com certeza, o deputado Barbosinha, que sofreu hoje uma difícil perda, em coração também está conosco”, afirmou Paulo Corrêa.
Representando o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a presidente da Fundação de Cultura do Estado (FCMS), Mara Caseiro, usou a tribuna para reafirmar o compromisso do governo com a cultura e com os artistas regionais. “A mão amiga do poder público pode fomentar e ajudar, fazer com que essas mãos poderosas e cheias de talentos possam se autossustentar com o seu trabalho”.
Para a presidente da FCMS, o respeito ao trabalho do artesão é a valorização da história regional. “O trabalho do artesão oferece a continuidade da história da região, como os bugrinhos criados por Conceição, que hoje são levados para todos os cantos do Brasil. Uma mulher tão simples que criou uma coisa tão linda”, frisou Mara Caseiro.
A presidente da FCMS destacou também a rica programação estadual em homenagem à semana do artesão, a qual está disponível no site da Fundação de Cultura.
Confira a lista de homenageados da noite:
Alzira Marães Ferreira
Marcos Roberto Rezende
Nestor Pereira da Silva
Olinda Alicinda de Arruda e Família
Rodrigo Avalhaes Marçal
Associação de Artesãos Serra da Bodoquena – Edir Mendes Flores
Vera Bichoffe
Antônio Ricci
Sonia Novaes Leite
Pablo Oliveira
Maria Aparecida Prado
Adão Pinto Gonçalves
Celia Rosane Rodrigues Nogueira
Leonice Pacheco da Silva
Helaine Paredes D’Avila
Jeane Macedo da Silva
Deise Bianchini
Inácio de Camargo Filho
Fonte: Fundação de cultura do MS